Aquecimento e Conta de Luz
O Outono chegou (depois vou postar algumas fotos de como estão as folhas, verdes, amarelas, vermelhas e laranjas) e o frio junto e daqui a pouco teremos que começar a usar o aquecimento, como as casas são bem fechadinhas com paredes duplas e lã de vidro no meio, ainda dá pra aguentar. Em nossa casa o aquecimento é elétrico, mas há casas com aquecimento à óleo e gás, que dizem ser uma fria.
Mas a verdade é que daqui a pouco vamos ter que começar a usar o aquecimento e a conta de luz vai subir, então vamos precisar de dicas para gastar o menos possível, e já recebemos algumas dicas, tanto dos nossos amigos David e Ana Cláudia (É Cláudia, não é Paula), e dos professores da francisação da Suzel, vamos à elas:
1) Nunca desligue o aquecimento e ligue de novo, isso faz é gastar mais, pois o sistema vem com toda a força, deixe regulado para manter uma temperatura constante, assim o sistema só aciona quando precisar mesmo;
2) Segundo o professor da Suzel, deixe a temperatura em 17 graus, mesmo sendo um pouco frio, fique confortável em casa com roupas quentes (um moleton), se não aguentar, deixe em 21 e quando sair de casa, baixe para 17 novamente;
3) Vede bem as janelas, no WallMart vende um plástico (tipo uma película) para vedar as janelas e evitar que o vento frio entre pelas frestas e esfrie a casa toda, exigindo ainda mais do aquecedor, e consequentemente gastando mais;
4) Vez ou outra verifique o vedamento, use um secador de cabelo no plástico para que ele fique mais justo na janela e não deize folga, pois a folga faz entrar o frio;
Outras dicas é para sair na rua, vejo sempre que o pessoal daqui, que e mais tolerante ao frio, sai com um casaco mais fino nesta época, mas nunca sem o cachecol, e já sei até porque, pois minha garganta tá doendo.
Minha professora de Inglês deu a dica de quando for comprar uma bota para o frio, compre uma com uns dois números maior que seu pé, para que fique uma folga mesmo e o ar quente te proteja do frio, o segredo é o ar quente, tanto no calçado, quanto na jaqueta.
Cabelo molhado nem pensar, a Lulu está fazendo natação (piscina coberta, é claro!), e nos vestiários tem aparelhos para secar a roupa e secadores de cabelo nas paredes (tipo aqueles de secar as mãos nos banheiros de shopping).
Suou? espere secar, pois se você não secar, imagina o gelo que vai virar e ainda pregado no seu corpo? É perigoso até pegar uma pneumonia.
Compre botas com bastante borracha e aqueles sulcos (tipo pneu de carro), para você conseguir ficar em pé quando estiver andando na rua. (em post anterior eu disse bota anti-derrapante, mas meu amigo David me corrigiu e disse que não tem jeito não, é com o máximo de borracha possível e andar igual pinguim mesmo.
Muita roupa, pode ser sinal de mais frio, a segunda pele, uma camiseta de manga comprida e o jaquetão de -30 já resolvem (lembrem-se do ar quente). Não podem faltar as luvas, calça jeans nem pensar, o bom mesmo é uma de veludo ou sarja, com a segunda pele embaixo é claro (cueca comprida), touca tampando as orelhas (senão vc fica sem elas), cachecol (embaixo conto o detalhe do cachecol das crianças), e se tiver ventando algo para tampar o nariz (senão fica sem ele também).
Na escola as crianças não podem ir com aquele cachecol clássico que conhecemos, pois segundo eles, quando elas estiverem brincando, podem pisar e se estabanar no chão, então existe um diferente, que é tipo um pescoçol (inventei agora), a criança literalmente veste o troço.
No mais darei mais dicas depois que sofrer literalmente com o frio, e aguardem minhas experiências:
1) com frio de -30, se eu jogar água pra cima, cai gelo?
2) se eu colocar uma camisa molhada no varal, ela congela e quebra depois?
3) Flocos de neve são todos diferentes mesmo um do outro?
Mandem mais dicas de testes que faço todas aqui.... heheheheheheheheh
abraço a todos....
Comentários
bjs quentinhos para vcs,
Josy