Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2008

Publisac

Imagem
Uma vez estava lendo o blog do Cevrai e Onyva e havia um post sobre a famosa panfletagem nas ruas, é panfleto de tudo que é jeito, na rua, nos carros e na caixinha do correio, realmente uma coisa chata, no post eles escreveram, mais ou menos perguntando se existiria isso no Québec...


vou responder:


EXISTE SIM....


mas é muito mais útil do que muitos pensam, principalmente para nós imigrantes, que podemos antes de pagar mico dentro do mercado, fazer o planejamento das comprar...


mas não é qualquer panfletagem, trata-se do publisac, veja a foto abaixo....

É essa sacolinha que eles penduram na caixinha do correio, dentro vem vários encartes de grandes mercados, lojas de eletrônicos e etc... Geralmente com boas promoções, e que, principalmente para quem está começando com essa vida dura de compras no Canadá, é uma mão na roda.Pode até ser que daqui algum tempo, estejamos de saco cheio e simplemente reciclemos o publisac, ou seja, lixo nele, mas no momento não está atrapalhando não, só ajudando.…

Série: Documentos - Traduções e Equivalências - Adendo

Para dar mais informações sobre tradução, nossa querida amiga Flavielle informou que para ela valeu muito apena a tradução no Brasil. Ela que quer tentar emprego público, e precisa ter os documentos traduzidos e juramentados, pagou apenas $ 10 CAD por documento, ou seja, o histórico dela com 4 páginas, ela gastou apenas os $ 10,00 CAD. isso em Ville de Québec, aqui m Montréal eu pagarei $ 15,00 CAD por folha (para confirmar a tradução já feita). abraço

Série: Documentos - Traduções e Equivalências

Imagem
Bem pessoal...

antes de vir pro Canadá, pesquisei bastante sobre a questão de traduzir ou não alguns documentos, traduzir no Brasil ou deixar para traduzir no Canadá?

Peguei muitas dicas inclusive de pessoas que estavam aqui no Canadá, mas não deram certo como pensávamos, pois parece que o governo aqui, para padronizar as coisas, fizeram mudanças e instituiram padrões para que que os imigrantes possam regularizar situações como carteira de motorista e equivalência de diplomas.


Primeiro sobre a tradução da carteira de motorista, esta me orientaram daqui a levar a carteira já traduzida, mais dossiê do detran pro seguro... esqueçam....

A carteira de Motorista deverá ser traduzida aqui mesmo no consulado brasileiro ou em outro órgão oficial (que não conheço). Clique neste link, e veja a documentação para dar entrada na carte de conduire ou driver's licence daqui. Este nem adianta trazer já traduzido, pois o consulado não faz a confirmação da sua tradução, só faz uma nova mesmo, e custa os…

Apple Store - Iphone - Inauguração

Imagem
Esta semana o Ismael me mandou uma mensagem dizendo que haveria a inauguração da nova loja da Apple em Montréal, em plena St-Catherine (uma avenida famosa daqui)... É claro que nós fomos, e ainda eles iam distribuir camisetas "de grátis" para os primeiros 1000 visitantes... mas não tínhamos a pretenção de ganhar, pois a inauguração começava as 17:00 e eu saía do trabalho neste horário, ou seja, chegaria lá pelas 18:00... cheguei 18:38... rs



São 2 andares e muito moderna a loja.... este post é em homenagem aos meus amigos Alexandre e Ismael... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...




Apesar da fila estar enorme para entrar na loja, não esperamos muito, mas quando chegamos perto, eles ainda estavam distribuindo as camisas, ficamos torcendo para a lei de murphy não entrar em ação e sermos os números 1001, 1002, 1003 e 1004...



e não fomoooosss, ganhamos uma camiseta cada um... e na entrada da loja um monte de funcionários gritando e cumprimentando quem entrava e quem saía... dá pra ter uma idé…

Insetos...

Imagem
No Brasil estamos (ou não) "acostumados" em ver baratas por todo lado, de vez em quando chamamos a detetização para dar uma geralzinha na casa e se ver livres por um tempo destes bichos nojentos que são as baratas.
Mas aqui no Canadá raramente vejo baratas, formigas sim (na maioria das vezes são amiguinhas, hehehehehe), mas aqui o que mais estamos vendo é outro tipo de bicho (e muito) que também não nos agrada muito, na verdade talvez desagrade até mais... são as ARANHAS....


Não são aranhas grandonas igual vemos nos filmes, mas são aranhas e a presença dela não nos agrada muito, principalmente quando estamos no banho, ou na cama, e também entre as gavetas de roupas... ai ai ai...A Suzel está estudando sobre esta questão das aranhas por aqui, vendo se é normal, se são inofensivas ou não (a princípio parecem ser).Conversando com uma amiga de trabalho, ela disse que tem muita mesmo, por causa do verão. Eu disse que no Brasil nós não vemos tantas assim, vemos mais baratas, ela dis…

Série: Impostos

Calculando os impostos no Québec. Aqui vou ensinar como se calculam os impostos para tudo que você compra aqui no Québec. Nós temos os impostos GST (Gouvernement Sales Taxes) e a QST (Québec Sales Taxes), a GST é de 5% e a QST é de 7,5%, mas não pense que o total é de 12.5%, pois veja como é feito o cálculo para estes impostos: Imaginem uma compra de $ 1,000.00 CAD

BC GST............1,000.00
GST 5%.................50.00
Total 1,050.00
BC QST...........1,050.00
QST 7,5%..............78.75
Total 1,128.75 Total da compra = $ 1,128.75 CAD
No final ao invés dos 12.5%, pagamos aproximadamente 12.87% e isso acontece em todas as compras que vcoê faz com raríssimas exceções.
abraço

2 Meses - Balanço

Imagem
Estamos completando dois meses de Canadá...


Até agora não deu pra melhorar o francês, só o Inglês, estou procurando um curso de inglês para adiantar ainda mais este processo, pois estou falando bem mais inglês que francês aqui. Depois que estiver me comunicando bem, vou procurar um de francês para não perder o que aprendi e também melhorar o idioma.

A cidade não nos decepcionou, é muito bonita e organizada, a única coisa que não gostamos, mas também não usamos (e espero não usar), é o sistema de saúde daqui. A empresa que estou trabalhando me deu um seguro saúde privado, mas só começa a contar depois de 3 meses e nem sei ainda como funciona.

Ainda não pegamos frio (frio mesmo), só lá pra setembro, mas estamos "morrendo" de calor.

As pessoas (com raras exceções) nos receberam muito bem, não temos sofrido preconceito e têm sido muito pacientes.

Estou planejando minha vida aqui, quero estudar, e aqui é bem fácil isso, só preciso arrumar tempo, e melhorar meu curriculum.

Estamos aguar…

Aniversário do Thiago

Imagem
Hoje o Thiaguinho completa 11 anos....

Deus falou que os filhos foram criados para dar alegria aos pais... É verdade...

o Thiago tem sido minha alegria todos os dias, estando o dia ruim, estando nublado, estando cansado, sempre tem um sorriso no rosto que mexe comigo e me deixa feliz. Quem conhece esse rapazinho sabe do que eu estou falando, sempre sorrindo...



São muitas qualidades que posso citar aqui, desde um menino tranquilo e compreensivo com todos, sensível até seu esforço para ser discípulo de Jesus.

Meu filho do meu coração te amo muito... você é minha alegria sempre... sempre estarei do seu lado, sempre te apoiarei, sempre serei seu melhor amigo e seu pai....

fica aqui um videozinho pra você, que fizemos com muito carinho.

beijo

Série: Passeios/Viagens

Imagem
Esta é em homenagem ao meu amigo Ismael... SÉÉÉÉÉRIEEEEEES... rs

Semana retrasada estive nos EUA à trabalho e aproveitamos para passear também...

Na ida passamos pela fronteira, e só não tiramos mais fotos pelo caminho, lindas paisagens, porque choveu o tempo todo. Mas vale a pena a viagem.




Mas na volta pegamos sol, e pudemos ver melhor... a Viagem é muito tranquila, com estrada sempre duplicada, muito bonito. são 502 km de Montréal a Boston.


Na Verdade fomos para uma cidadezinha muito simpática perto de Boston, chamada Leominster, muito charmosa com pessoas maravilhosas. Em Boston, estivemos no final de semana para ver os fogos e reecontrar amigos.Os fogos foram lindos, muita gente desde cedo na rua, vejam algumas fotos, vimos os fogos ao som de uma orquestra, muito bonito... Gravei quase tudo em filmes de 1 minuto, mas seria muito grande colocar aqui tudo... mas vai uma idéia do que vimos:



e o Gran Finale, tá torto mas dá pra ter uma idéia... rs


abraço

Le Soutien aux Enfants

Imagem
Não gente, meus filhos não estão usando isso...

Para aqueles que não sabem, trata-se da famosa ajuda do governo para àqueles que têm filhos, soutien = sustento, então vocês já sabem de onde vem a palavra... hehhehehehehe.

recebemos o primeiro cheque do governo, este é mensal, mas o cheque vem de 3 em e meses, no nosso caso que temos dois filhos o primeiro cheque foi de $780,00CAD, referente a Jun/Jul/Ago/Set, os outros cheques serão de $518,28CAD, e virão a cada 3 meses.

Com estes dados dá para saber mais ou menos quanto cada criança dá por mês de ajuda. Quem deve estar alegre é um casal de Brasília que está vindo pra cá, e é cheio "des enfants", né "Al... e Er..." heheheheheheh. Conheço outro casal de Brasília e de Boston que iam ficar ricos aqui... kkkkkkkkkk... Wilame e Eunice, Jeovane e Nelma, Rony e Bianca.... hehehehehehehe

Ouvi dizer que haverão outros cheques, estamos aguardando... rs

A Suzel também vai receber um salariozinho semanal por estar frenquentando a …

O Drama do Colchão

Imagem
Fomos procurar e pesquisar colchão (matela) para colocar na nossa cama, queríamos algo confortável e duradouro, pois afinal é onde passamos 1/3 da nossa vida né? Estávamos pensando naqueles colchões bem grandes e grossos.

Fomos até uma loja, a vendedora nos mostrou vários colchões, nos fez deitar em todos, e ficamos ali experimentando, até decidirmos qual queríamos, um bem confortável e grosso, do jeito que queríamos mesmo.

Gostamos muito de um certo modelo, com 10 anos de garantia (em bem grosso), e resolvemos comprar. Marcamos a entrega (livraison), e ficamos esperando ansiosos... Até que recebemos o colchão grosso, desta maneira:

Dentro de uma caixa?????????????? como pode???????????? Nosso colchão grosso e confortável dentro de uma caixa????? impossível!!!!!! não pode ser!!!!!! Isso é um colchão de acampamento, dissemos.Então ligamos pra loja e dissemos que houve algum erro, este não é o colchão que escolhemos, e o moço da loja respondia, não é esse aí mesmo (imagina tudo isso com um …

Série: Tempo - Que Calor é esse????

Imagem
Nunca pensei que fosse falar tanto isso aqui no Canadá...
MAS QUE CALOR É ESSE???????????????????
Estamos dormindo até sem lençol, e olha que enchemos o estoque de edredom achando que estávamos arrasando.
Os termômetros marcam de 28 a 32 graus, mas a sensação térmica é bem maior. O sol nasce lá pelas 4:30 da manhã, e se põe depois da 9:00 da noite, então imagina o calor, com a umidade alta ainda por cima.
Mas tem gente dizendo que este ano está sendo diferente em relação à umidade, não em relação ao calor, meu vizinho instalou um sistema de ar condicionado na casa dele, aí eu disse: - hahahaha, é doido mesmo... agora... ai que vontade de descer e ficar na sala dele... rs.

Mas daqui a pouco passa... hehehehehehehehe
abraço

Série: Documentos

Imagem
A Importância da Carte de Conduire (Drive's License)
Já postei sobre este assunto antes, mas o que quero mostrar aqui é, o quanto é importante, ter um documento com endereço, pra muita coisa que você vai fazer aqui, muita mesmo, são Necessários dois documentos de identidade um deles com endereço. Normalmente, o documento que tem o endereço (talvez o único) é a carteira de motorista, que às vezes achamos que é um documento não necessário no momento, pois não vamos dirigir no início mesmo.
Mas, aconselho a todos que assim que chegarem ao Canadá já marquem o "rendez-vous" para tirar a carteira de motorista. Creio que é um documento tão importante quanto o Carte d'Assurance Maladie, NAS, etc... para marcar o "encontro", siga as instruções deste link: http://www.saaq.gouv.qc.ca/saaqclic/en/public/grv/index.php
Neste "rendez-vous", fazemos o pagamento de uma taxa de $Can 10,00, apresentação dos documentos, exame de vista, tiramos a foto (vá bem arrumado), …

Fazendo compras nos EUA

Imagem
Estive esta última semana nos EUA à trabalho, e não pude ver a festa do Canadá day aqui, mas vi a de 4 de julho lá... rs. Depois posto as fotos dos fogos que vimos por lá...
bem vou postar aqui minha experiência em fazer compras nos Eua e depois passar pela fronteira com o Canadá.

Funciona da seguinte maneira:
se você ficou:
até 48 horas fora do Canadá, você pode trazer até $Can 50,00 sem pagar imposto até 7 dias fora do Canadá, você pode trazer até $Can 400,00 sem pagar imposto mais de 7 dias fora do Canadá, você pode trazer até $Can 750,00 sem pagar imposto mas, se você está com mais alguém, por exemplo no meu caso, fiquei 8 dias fora, estávamos em 4 pessoas, então eu poderia trazer até $Can 3.000,00. Mas como comprei um computador que valia mais que 750,00, então ele foi tributado pois o computador é um bem só e ele não pode ser dividido entre os 4.
Sendo assim da diferença dos 750,00 para o preço do computador paguei 12,50% de imposto, o que foi muito bom. Os outros bens que comprei como …

Maus Hábitos...

Imagem
Quem já não ouviu falar que pessoas de lugares frios como Europa, EUA e até Canadá que não gostam de tomar banho... Pois é... parece existir mesmo, mas...
Um mau habito que quero falar pra vocês é outro, o dedo no nariz. Muitas gente brinca que sempre tem alguém no carro ao lado limpando o salão no trânsito, e quem já não tirou uma melequinha do nariz né?
Nosso amigo aí abaixo para economizar tempo, resolveu tirar meleca do nariz e remela do olho... ahahhahahahahahahah. Mas ainda não é isso o que quero falar, é pior... isso mesmo é pioooooor.
Já por algumas vezes, depois de pouco tempo de Canadá, já vimos algumas pessoas, crianças (normal, ou não?), adolescentes, e até mesmo um senhor bem arrumado tirando meleca do nariz e COMENDO depois... bleeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrgggggggggg...
ecaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.....

Talvez alguém com mais tempo de Canadá possa tirar essa nossa dúvida...
Vocês não imaginal o revirar de estômago vendo esse povo saborear uma meleca fresquinha recém tirada do n…