Saúde, Vacinas e Médico de Família


Bem algumas coisas só aprendemos levando na cabeça mesmo... Mesmo a saúde aqui sendo toda pública, a maioria das empresas te dão a saúde particular, que na maioria da vezes serve para fisioterapia, dentista, oftalmologista, algumas especialidades, mas também para os remédios e os óculos por exemplo.


Mas uma coisa que eu não sabia e meu trabalho não avisou, é que quando eu recebo o "plano de saúde" privado, pela empresa, eu tenho que ligar no RAMQ, que é quem emite a Carte d'Asssuance maladie, e avisar que a partir da data xx/xx/xxxx eu estarei usando o plano particular, detalhe: é obrigatório, tanto o aviso, como a opção pelo particular se a empresa oferece aos funcionários.


O nosso problema é que chegamos a comprar os remédios com desconto pelo RAMQ, o que não poderia, pois meu plano particular já está em vigor... Liguei lá para avisar, e não sabemos muito bem ainda o que vai acontecer, se teremos ou não que ressarcir o governo.... cenas dos próximos capítulos.


Eu preferiria a comodidade do plano do governo mesmo, você apresenta a carte de soleil e pronto, o hospital/clínica se vira para receber do governo, com o particular, eu é que tenho que correr atrás de ressarcimento, resultado: mais trabalho e burocracia.



C'est la vie...

Levamos as carteiras de vacina das crianças no CSLC, e estavam com todas as vacinas em dia, graças a Deus, estamos vendo agora a possibilidade de tomar as vacinas da gripe, pois o frio está chegando e será mais uma prevenção para nós que ainda não conhecemos o inverno rigoroso.

O CSLC é um posto de saúde para atendimentos de emergências que não demandam internação, se for necessário as ambulâncias levam o paciente para o Hospital, evitando de pegar a fila de atendimento pelo hospital, o bom é que funcionam com vários médicos e o atendimento até as 20:00hs. Outra dica boa, é você ter o telefone do CSLC perto da sua casa, pois de casa você já pode fazer um pré atendimento, facilitando quando você chegar lá.

Perto da nossa casa tem muitas clínicas, e achávamos que eram particulares, mas depois de uma dica da Camila (José Roberto), que nos disse que TODAS essas clínicas atendem também pelo Assurance Maladie (todas elas), algumas com Rendez-vous (marcação de consulta), outras sem Rendez-vous (aqui no Canadá pra tudo é feito por Rendez-vous). As sem Rendez-vous, significa que você pode ir e esperar ser atendido por uma ordem de chegada, as com Rendez-vous, você marca antecipado por telefone ou pessoalmente e é atendido na hora e dia marcado. Para você conseguir o seu médico de família, você tem que ficar marcando consulta nas clínicas e quando for atendido perguntar se o médico pode ser o médico da sua família, alguns dizem que não podem pois já tem muitos pacientes, e aí é ir tentando. Temos duas consultas marcadas com outros médicos.

No CSLC perto de nossa casa, chegou um novo médico, e conseguimos marcar uma consulta para 24 de Outubro, para tentarmos conseguir nosso médico de família aqui, se bem que já estamos com outro marcado também. A vantagem do médico de família é apenas um acompanhamento sempre com o mesmo médico que você tem, e isso é muito bom, pois ele sabe de toda sua vida e problemas, orem por nós, pois se conseguirmos o médico de família, será uma grande vitória aqui pra nós. Se bem que eu (Wellington), estou com uma consulta marcada dia 01 de outubro, e o médico ficou interessado em me pegar como paciente de médico de família, acho que ele quer me estudar... ahhahahahahahahahahah.
Esta semana a escola mandou um recado pedindo autorização para vacinar as crianças, ligamos na mesma hora para o nosso (deles) pediatra em Brasília. Tratava-se de uma vacina (se não me engano) chamada HPV, o pediatra disse que esta vacina é tomada aos 9 anos de idade, e que o governo brasileiro não oferece gratuitamente, e que em clínicas particulares a mesma custa 390,00 reais e que semana que vem terá um aumento para 510,00. Com protestos da Lulu, autorizamos na hora... hehehehehhe. Pediram também informações do tipo de vacina de hepatite B que o Thiago havia tomado, para verem se será necessário outra dose.

abraço

Comentários

Valéria disse…
olá amigo

Aqui as coisas são bem diferentes que aí, fui a uma palestra no CLSC, e a informacao que tive foi que lá eles não atendem emergência, só funcionam de segunda a sexta até as 18 horas e com rendez-vous. Se vc chegar lá com algo urgente eles tem mandam pra uma clínica médica e aí a gente tem que aguardar. Outra coisa aqui se vc pegar uma abulancia vc deverá pagar em torno de 150 dólares pela ida até o hospital, claro que chegando lá vc acaba tendo preferencia, e dependendo do caso, isso e muito importante.
Mas muito boas as informacoes, boa sorte com o médico de família, aqui já ficamos sabendo que e dificílimo conseguir um.

Um grande beijo

Valeria
Olá Well & Suzel,

Meu nome é Denis Alberto e estou indo para o Canada dia 28/12/08 com minha esposa Ruth e meus filhos Denis (10a) e Dyane (5a). Ainda não consegui informações em como preencher e com quem preencher o Immunization Record que recebi junto com nossos passaporte.

Se puderem me ajudar agradeceria imensamente.

Fiquem com Deus.

Denis Alberto
eng_denisalberto@hotmail.comc

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha