Quando Chegar ?


Depois de tanto sufoco e ansiedade no processo, esta pergunta parece ser muito fácil de responder... Mas a cada época que se chega há seus prós e contras:


1) Chegar no inverno: Seu corpo ainda não vai estar acostumado com o frio, então vais sofrer mais do que se tivesse chegado no verão. Como já disse aqui o corpo vai se acostumando com a baixa da temperatura. Como terá que sair muito por causa dos documentos, a mobilidade ficará mais difícil. Tirar carteira de motorista pode ser mais complicado também.


2) Chegar em Maio/Junho: Vai chegar com o tempo já quente (e bem quente mesmo!), vai pegar muitas ofertas de aluguel para início em 01/07, o problema vai ser esperar pela francisação até final de agosto, enquanto isso pode ir fazendo a francisação 2 x por semana à noite, sem remuneração do governo. Para quem quer primeiro fazer a francisação antes de trabalhar serão mais meses de despesas.


3) Chegar em Março: Pode ser uma boa, vai pegar menos tempo de frio, pode ser que consiga ainda entrar na francisação apara Abril/Maio, mas terá que alugar o apto temporário por mais tempo, pois 99% dos aluguéis definitivos começam em 01/07, ou seja, dependendo do valor do aluguel temporário (que na maioria das vezes é mais caro), mais despesas.


4) Chegar em Agosto, vai estar começando o outono (final), a temperatura começar a baixar, e pode pegar a francisação para novembro.


Eu tive muita sorte, cheguei em 18/Maio, comecei a trabalhar em 01/Junho. Alugamos um lugar muito bom e barato (apesar de ser fora da ilha, valeu muito a pena) temporário por um mês. Alugamos o definitivo a partir de 01/Julho mas o proprietário nos deixou entrar 15 dias antes pois o imóvel estava vazio. A Suzel começou a francisação em 21/Agosto, e isso foi bom, pois ela passeou bastante com as crianças, pode pesquisar móveis com mais calma, e me ajudou muito na questão documentos, etc... (tadinha, ralou bastante). Por causa do trabalho, podemos diminuir bastante os gastos das economias.


abraço

Comentários

O casal disse…
well, valeu pelo post...
ajuda bastante a todos nós nos planejarmos de acordo com a data de chegada..

eu devo chegar bem na época q vc chegou... por volta do dia 20 de maio...

fiquei meio chateado com a francisação começar só em agosto, vou ter q buscar outro curso de francês para ir estudando até lá.

Abraços!
João

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha