Declaração de IR - Revenus des Impôts


Chegou a hora, na verdade já começou há algumas semanas, de fazer o Revenu des Impôts. Vou colocar aqui algumas dicas iniciais, algumas ainda estou aprendendo e depois que fizer o meu faço um post geralzão.

Bem em princípio já descobri que devo declarar apenas a renda do Canadá e do Brasil que comecei a receber após a chegada, ou seja, quem recebe aluguéis ainda ou rendimentos do Brasil, pode ter que pagar imposto ao invés de receber.

O IR aqui funciona como no Brasil, você pode ter imposto a receber (restituir) ou a pagar.
Você deve declarar bens e direitos acima de CA$ 100.000 que tiver no Brasil. Deve declarar também os rendimentos recebidos de salários, aluguéis, rendimentos de aplicações e outros rendimentos.

Você pode abater os pagamentos com estudos (línguas talvez não), transporte público (portanto guarde os recibos), esportes das crianças, as próprias crianças, imposto pago no aluguel (seu locador te fornece), pagamento de medicamentos e médico (seguros, etc). Já ouvi dizer que poderia abater também os valores das passagens que o trouxe ao Canadá, mas não é verdade.
Então este ano a luta é mais injusta (ou não?), pois além de brigar com o Leão, terei que brigar com o Urso também....

A primeira declaração resolvi pagar (ou não!!!) para alguém fazer, pois quero conhecer bem como se faz, afinal eu fazia cerca de 200 declarações no Brasil, ia ser uma vergonha pedir pra fazer a minha, mas esta primeira vou aprender e depois faço as outras.

Mas encontrei lugares que fazem de graça, mas com algumas limitações, como por exemplo, nas duas universidades, eles fazem somente de pessoas que ganham até 20.000 por ano (ou 26.000 o casal). Seguem elas, duas são de universidades daqui, e as outras indicadas pelo governo, são clínicas de impostos e associações que ajudam as pessoas a declarar os impostos do ano. Depois (se for o caso), postarei com mais detalhes ou novidades sobre o assunto.

Segue a lista:

As duas primeiras são de Universidades daqui, Clínicas de Imposto (Clinique d'Impôt), e eles limitam pelo ganho do ano, conforme citei acima:

Este outro são locais indicados pelo próprio site do governo:


Segundo os sites tudo na base do Bénévole, ou seja, "de grátis".... No mais você pode pagar de CA$ 100.00 a CA$ 300.00 por cada declaração, mas muitas vezes você vê que a pessoa não tem muita segurança para fazer a tal da declaração, ainda mais a primeira declaração que muitos dizem ser a mais importante de todas e que se cair na malha fina, fica nela por 10 anos. Isso disseram os boatos, mas creio que a primeira é muito importante mesmo.

abraço

Comentários

Oi Wellington, com relação a declarar os ganhos no Brasil, referento ao ano passado e declarar bens acima de 100 mil dolares é extremamente importante, pois, caso no futuro você venda o seu imovel no Brasil ou traga sua grana para o Canada, para por exemplo comprar uma casa, com certeza a receita daqui vai lhe pegar no pulo. Outro ponto importante, o periodo da declaração, é desde o dia que voce chegou ao Canada até o final do ano, e não do inicio do ano até o final, na primeira vez que fiz minha declaração, considerei desde 1 de Janeiro, fiquei feliz, pois iria ter um retorno bom, mas quando colouquei a data correta, mudou um pouco a história.

Aconselho também, ao invez de pagar alguem para fazer o seu imposto, que você pague alguem para revisar o seu imposto. Eu iria pagar uma empresa para fazer o meu imposto, so que alguns amigos fizeram isso e reclamaram que as empresas não estão preocupadas em lhe ensinar como fazer, não lhe mostram nada.

A saida que achei foi, comprar o software da declaração, pegar o modulo passo a passo e ir tentando fazer, sempre que tinha duvida, acessava a internet, isso me ajudou bastante. No final, eu levei minha declaração para uma empresa, a H&R Block (http://www.hrblock.ca/our_company/careers.asp), eles me apontaram o que estava errado, corrigi, levei novamente e pronto, minha declaração esta Ok. O custo desta avaliação, foi de $ 120.00 e valeu a pena, pois fiquei mais tranquilho.

Espero ter contribuido algo.

Abraços, Rubens
Fernanda disse…
Muito legal este post! Agora essa histório de declarar o que tenho no Brasil também não me animou muito. Eu tenho um apartamento em SP e vou alugá-lo quando for para o Canadá. Então, já vi que vou ter que declarar... mas o apê é bem simples, é financiado e não vou receber muito de aluguel, então acho que isso não vai interferir tanto na minha declaração e se tiver que pagar imposto, paciência, né?

Abraços

Fernanda
Lidia Barreiros disse…
genial esse post!
valeu well!
Andresa e Marcio disse…
Olá Wellington,
Parabéns pelo post. Muita gente não entende a regra de que residentes no Canadá tem que declarar toda renda não importa se adquirida em outro país.
Eu trabalho extamente com impostos,faço planejamento tributário e declaração de imposto de renda para expatriados. Qualquer dúvida é só falar.
Um abraço,
Andresa
Olá Andresa! Li seu comentário de especialista, então gostaria de tirar uma pequena dúvida.
Cheguei em janeiro de 2009 como trabalhador temporário, apenas para um fellowship de duração limitada, vou embora fim de abril deste ano para o Brasil, onde faço minha declaração de IR habitual. Não irei morar aqui no Canadá, e não estou com tempo para correr atrás de como fazer declaração aqui. Na minha situação, vc faria declaração aqui no Canadá? Muito obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha