Dupla Cidadania

Um amigo postou isso no orkut, ele já é cidadão e mora em Toronto... Achei interessante a discussão e creio ser verdade mesmo, pois já ouvi alguns comentários, inclusive de brasileiros, que só ficam aqui até conseguirem a cidadania, que hoje são necessários 3 anos (contados em dias) e descontados os dias que passaram fora viajando.

Fim da dupla cidadania?

A bastante tempo muitos advogados, lideres e politicos do Canada, vem discutindo a necessidade do Canada abolir o direito a dupla cidadania no Pais (ou ao menos dificultar o acesso a cidadania canadense). As razoes disso sao o imenso numero de pessoas que ficam no Canada apenas o tempo minimo para conseguir o passaporte canadense para logo em seguida voltarem a seus paises de origem.

So querem mesmo um passaporte de um Pais desenvolvido para facilitar as viagens pelo mundo.

Apos a ultima guerra Libano X Israel, os debates a esse respeito pegaram fogo.

Mais de 25 mil libaneses possuem cidadania canadese. Desses 20 mil vivem no Libano. Uma clara demonstracao de que so queriam mesmo o passaporte.

Mas sao canadenses anyway.. vivendo aqui ou nao.. O Canada foi obrigado a resgatar seus "cidadaos" no Libano.

15 mil "canadenses" foram resgaados a um custo de 63 milhoes de dolares.

Na primeira semana apos o final da guerra 7 mil retornaram. O restando retornou logo depois.

Ontem o governo entrou no debate...

O Ministro da Cidadania e Imigracao, Monte Solberg, declarou oficialmente que o governo conservador vai estudar mudancas na lei de cidadania.

"Se nos temos uma situacao em que alguem esta fora do Canada, nao paga impstos aqui mas usa nosso sistema social (resgate em guerras eh uso do sistema), eu acredito que os canadenses nao acham isso correto" declarou o ministro.

Agora o debate, que estava meio morno, pegou fogo.. Ontem ja tinha politico (do governo) declarando a uma rede de TV na televisao que a dupla cidadania deve ser proibida e que os portadores de dupla cidadania deverao ser obrigados a viver e pagr taxas no Canada no minimo 2 anos a cada 5 sob pena de perderem o privilegio.

Outros defendem o cancelamento de todas as duplas cidadanias.. pura e simplismente.. dando um prazo para as pessoas optarem.

Nao sei como isso vai terminar... mas de uma coisa nao tenho duvidas; Como esta nao vai ficar.


A discussão é boa...


abraço

Comentários

Unknown disse…
É, realmente é complicado o povo pagar imposto para buscar o cara que nem mora ai...

Acho que, no final, eles não vou obrigar a escolher mas podem fazer duas coisas; 1o - (como já disse no post) obrigar a pessoa a ter que passar x tempo no canada a cada y anos para continuar a ter direito ou 2o - dar esses direitos apenas os naturais do pais, ou seja, quem nasceu ou quem, depois de 10a nos morando ai, pediu a naturalização.... acho mais justo..
P disse…
uai, isso ainda vai pegar fogo!! sem dúvida dupla cidadania se torna um problema em relação a isso... vide cidadãos europeus ora no brasil, ora fora.

acho que tem que ser rigoroso e criterioso. só espero conseguir minha cidadania antes disso tudo mudar. pois se minha vidinha assentar nos planejamentos, canadá será por muitos, muitos anos a minha terra!

[]s
p
Erika e Reuel disse…
otimo link...obrigada pelas dicas wellington!!
o amor eh pratico mesmo!!hehehe
bjao pra todos

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha