Canadá: 2 países em 1
Sempre ouço falar que o Quebec é bem diferente do resto do Canadá, e é mesmo, cultura diferente, língua diferente, tudo diferente. Mas esta semana aconteceu algo que achei o absurdo das diferenças, se não for muito chamar de preconceito.
Creio que o preconceito há tanto por parte dos quebecois, quanto por parte dos canadenses, primeiro que quando você pergunta a nacionalidade de alguém que nasceu no Quebec, ele não é canadense, é quebecois. No Brasil, alguém pode ser por exemplo: Brasileiro, paulista e paulistano, aqui não, é quebequense (ou quebecois) só (pelo menos a maioria faz isso).
Mas estava procurando um curso on-line para fazer, e achei um em Calgary, a moça que me atendeu, pediu para fazer uma entrevista por telefone, ok, aceitei. Ela perguntou qual curso eu desejaria fazer, e depois uma pergunta estranha, quanto você tem disponível para fazer um curso? Eu disse, você me diz quanto o curso custa e eu te digo se quero ou não fazer.
O motivo da pergunta? É que estou no Quebec, e para eles por estar no Quebec é como se eu estivesse em outro país, então se o curso custava 5.000$, para mim por estar no Quebec custa 50.000$, isso mesmo 10x mais.
Achei um absurdo e vi que o Quebec é realmente outro país, mas na cabeça das pessoas. Claro que já tentaram se separar duas vezes, não obtiveram sucesso, mas se pensassem um pouquinho, como diz meu amigo David, os dois lados só tem à perder com a separação. Por exemplo, o Canadá faz parte do G7, separando do Quebec sai do G7 e o Quebec não entra, e muitos outros casos como esse.
abraço diretamente do Canadá, ops Quebec... ahhhh América do Norte.
Comentários
heeein???
q doidera!
quanto ao lance da facul, o québec também é assim: residentes do québec pagam menos que residentes de qualquer outra região do país, que por sua vez pagam menos que estudantes internacionais.
[]s
p
Seguem tb meus contatos. dskeff@gmail.com e dskeff@hotmail.com.
=~C
auiauihi