Trabalhar ou Estudar?


É uma coisa que deve ser muito bem planejada...


Quando você chega ao Canadá, você tem que dar entrada em toda a documentação, tudo dá para se fazer em apenas um dia: Assurance Maladie e NAS (O PRCARD geralmente se dá entrada quando você faz o landing no aeroporto.


Depois disso é preencher a papelada (1 kilo de formulários) do "Soutien des Enfants" para quem tem filhos. Aconselho já tentar marcar os testes para a "Permit de Conduire", pois é um documento importante e demora muito para se conseguir vaga.


Os documentos demoram mais ou menos este prazo para chegar:


NAS: O número sai na hora

PRCard: 30 a 40 dias

Assurance Maladie: 3 meses


Mas depois desses primeiros passos o que fazer? Faço primeiro a francisação e depois procuro emprego?


Isso depende muito da época que chegar e de quanto você trouxe de dinheiro. Se você começar a trabalhar logo que chegar, não vai poder fazer a francisação em tempo integral (então venha com um bom francês), mas você pode esperar (como a Suzel esperou), cerca de 4 meses até que comece a próxima turma, então terá que ter recursos para se manter neste período e enquanto isso fazer uma francisação mixuruca (paga pelo governo). A francisação boa e a tempo pleno, e a mixuruca que citei é uma que vc pode fazer de 2 a 3 vezes por semana à noite.


Eu por exemplo comecei a trabalhar logo, por um lado gostei muito, por outro perdi um pouco do francês (na verdade muito), não consolidei o que já havia estudado, e faria isso na francisação em tempo pleno. A Suzel está fazendo todo o caminho de ajuda do Québec. Vai terminar a francisação, entrou na ajuda do Emploi Quebec para procurar emprego, provavelmente vai fazer um curso de profissionalização todo pago por eles, a ajuda inclui até mesmo teste de aptidão (é isso mesmo?).


Então são muitas coisas para se planejar:


Chegar no frio ou no calor? Chegar no frio com neve e gelo pode desanimar a você e quem vem com você, pois a mobilidade diminui bastante e o organismo não está adaptado ainda. Nós por exemplo chegamos no calor, e fomos acostumando aos poucos com o frio, no começo era muito frio, agora, acredite ou não, zero grau (sem vento!) é tão confortável e agradável... hehehehehhe


Trabalhar ou Estudar? Se você vem com um recurso financeiro bom e disponível para gastar, aconselho a estudar, fazer a francisação e procurar emprego na sua área com calma.


Onde morar? More onde é melhor para você e sua família, se você é solteiro, quem sabe é melhor morar mais perto do centro, pois um apto 1 1/2 ou um studio não faz tanta diferença no preço, da mesma maneira, casal sem filhos, já casais com filhos aconselhamos, bairros mais família, pois para seu filho ir numa boa escola são nestes bairros, aqui eles dizem que quem faz uma boa escola são os alunos e geralmente os bons alunos vêm de boas famílias. Agora se você tem uma ninhada não vá para Ville de Québec... hehehehhehe... Né Procópio?


Sempre procure ajuda e aprenda com o erro dos outros, a adaptação fica bem melhor e mais rápida. Nós mesmo fomos muito abençoados por muitas gente quando chegamos aqui, Rogério e Luciane que nos receberam nos primeiros dias e com dicas, David e Ana Cláudia que nos receberam, deram dicas, dicas e mais dicas, amizade e nos apresentaram a D. Marlene (que temos saudades), Terezinha e Stephan que também nos receberam muito bem, a outra Cláudia que nos deu preciosas dicas também.


Bem, é isso... a inspiração de outrora retornou... acabou que escrevi não só sobre estudar e trabalhar né?


abraço


Comentários

Protesto, protesto!!!!!
Pq nao a cidade de Québec pros de família numerosa!? Saiba que a Ville de Québec é considerada a melhor cidade pra se criar uma criança. Qdo cheguei precisei decidir entre duas garderies pra minhas filhotas!
Amigo, ainda está na hora de vcs virem pra cá!!!! hahahahahahha
Bem, eu gosto muito daqui!
Um abraçao
Carlos disse…
Well, não entendi porque "se você tem uma ninhada não vá para Ville Quebec..."
Dá pra falar porquê?

Estou fuçando seu blog todo.. hahahaha...
Abs,
Otto.

Postagens mais visitadas deste blog

Imigração - Propaganda

Estudando Medicina no Canadá

Desafio da Coruja Vermelha