Francisation


Início e Vagas

Um problema da francisação é a data de início, ficar esperando muito tempo pelo início, dependendo da época que você chega (claro que há aqueles que nem precisam fazer). Por exemplo a Suzel esperou por mais de 3 meses para o início das aulas, pois chegamos em 18 de maio, bem no final da sessão de primavera e as aulas só começaram depois das férias de verão. Outro problema que pode ocorrer é falta de vagas na época que você chegar.

Nível

A francisação se divide em 4 níveis, e o nível dos cursos são os mesmos independente de onde você faz o curso, pois o curso sempre é ministrado pelo MICC (Ministério da Imigração). O MICC aluga salas em universidades e CEGEP's e ministra as aulas nestes lugares. A vantagem de um lugar para outro é apenas por exemplo, se você faz a francisação numa univerdidade, você pode (ou não) ter acesso à informações de cursos que você queira estudar por exemplo. Mas fora isso é tudo a mesma coisa, um nível três por exemplo ministrado numa universidade é o mesmo nível 3 ministrado num CEGEP.

Claro que o que pode definir o nível são os professores também, mas no geral os professores são muito bom preparados. O que achamos que difere de nível é a diferença entre francisação a tempo pleno e a parcial. A de tempo parcial geralmente é bem fraca, mas já ajuda bastante.

Algumas pessoas não fazem a francisação a tempo pleno, pois começaram a trabalhar antes, aí partem pata a tempo parcial, mas somente a de tempo pleno paga pelo curso, ou seja, uns 400,00 contos a menos na conta, nada comparado a um emprego... hehehehehehe

A Suzel tem gostado bastante da francisação, ela entrou no nível 3 agora e os estudos começaram a apertar.

Mas não pense que você sairá da francisação tagarelando francês, ou seja, fluente. Creio que a fluência vem com o tempo, com a apuração do ouvido e convício com as pessoas e a cultura.

Claro que não posso esquecer da Francisation en Ligne também que é muito boa, e para quem já tem o CSQ pode começar ainda estando no Brasil.

abraço

Comentários

Gleice Kelly disse…
Oi Wellington, gostaria de saber se os que foram considerados francofonos não podem fazer a francisação lá no Canadá e a on line?.
Um abraço.
Sandra Vicente disse…
Oi Wellington,

Claro que sim. Isso é bem fácil para o Evaldo. Passe os links do Les Pac que ele dá uma olhada.

Sandra
Rodrigo disse…
Excelente colocação Wellington...
Estou exatamente na dúvida se procro emprego o quanto antes ou espero a francisação!
Eu pensei que a ajuda financeira era um pouco maior...
São só CAD 400,00 ???

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha