Dirigindo na Neve

Neste último final de semana, fomos ao EUA e pegamos uma nevasca daquelas de não se ver nada na frente, parecia uma massa de poeira densa e branca, então encontrei este tópico em outro blog e achei muito interessante e útil...

Dirigindo na Neve...

Todo cuidado é pouco para dirigir em ruas e estradas cobertas pela neve. Para que o carro não deslize e se ele não for apropriado para esse tipo de ambiente, é preciso “vestir” os pneus com correntes apropriadas, vendidas em qualquer loja do ramo de acessórios para veículos. Há também um equipamento equivalente feito de borracha, indicado para motoristas que intercalam o tráfego em neve e asfalto (as correntes podem sofrer danos em um chão sólido). Vale lembrar que há vários tamanhos de pneus e para cada um deles existe uma corrente específica.

No Canadá, são comuns veículos com tração nas quatro rodas (4WD) (o meu não é... ai ai ai), exatamente para enfrentar o inverno. Aliado a eles, existem pneus apropriados para rodar na neve. Nessas condições, não é preciso usar correntes, a não ser que o motorista faça questão para dar mais estabilidade e segurança.


Não é muito difícil atolar o carro em uma estrada de neve fofa. Se isso acontecer, a corda de reboque é um acessório útil, mas é preciso a colaboração de um outro veículo para puxá-lo. Há vários tipos no mercado. O ideal é escolher um que seja bastante resistente (cordas grossas e ganchos de metal).

Por causa do frio, a bateria do carro pode arriar. É sempre bom ter em mãos um cabo para “chupar” a corrente elétrica de outro veículo, pelo menos para ligar o motor. Uma pá também é indispensável e serve para tirar a neve do caminho depois que o carro derrapa e pára na beira da estrada. Na hora de instalar as correntes ou remover a neve, luvas de trabalho, botas de borracha e lanterna são acessórios que podem ajudar o motorista.

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
Correntes para pneus (se o veículo não for apropriado para esse tipo de pista);
Corda de reboque;
Cabo para chupeta (em casos de bateria arriada);
Pá;
Luvas de trabalho;
Botas de borracha;
Lanterna;

CUIDADOS DO MOTORISTA
Na pista – Evite frear bruscamente o carro ou fazer manobras desnecessárias com o volante, por exemplo, passar de uma pista para outra. Nas freadas, tente utilizar a redução das marchas, ao invés de pisar no freio;

Distância – Mantenha distância em relação ao carro da frente. Segundo a Federação Automobilística do Japão (JAF), são precisos 7,9 metros para frear um veículo a 40 quilômetros por hora em uma pista seca. Na estrada com neve, essa distância aumenta para 21 metros. Se a neve virar uma camada de gelo bem escorregadia, são necessários 78,7 metros;

Saída – Na hora de sair com o carro, pise no acelerador lentamente de acordo com as condições da rua, para que os pneus não rodopiem. Se isso acontecer, o veículo pode se mover para os lados e causar algum acidente;

Correntes – Instale as correntes de forma antecipada, assim que a estrada começar a ficar esbranquiçada de neve. Muitos acidentes ocorreram porque o motorista achava que a corrente ainda não era necessária; (com essa eu tô preocupado).

Pistas inclinadas – Evite parar o carro em pistas inclinadas pois pode deslizar. Em uma fila de carros, espere o da frente percorrer o trajeto da subida para que você não precise parar no meio do caminho;

Gelo – Nas pontes onde há passagem de vento e nas entradas e saídas dos túneis, uma camada de gelo se forma no asfalto, deixando-o escorregadio. Tome cuidado e reduza a velocidade nesses locais. O gelo também costuma se formar em cruzamentos movimentados (os carros pressionam a neve) e nas estradas onde a temperatura é baixa, principalmente ao amanhecer; (com essa tbem)

Pára-brisa – Ao deixar o carro parado por muito tempo em um local onde está nevando, levante o limpador do pára-brisa para que não fique coberto pela neve. (ahhh mas vou lembrar muito disso, não lembro nem de fechar o tanque de gasolina quando estou abastecendo)


VEJA TAMBÉM
Segue este site interessante para quem vai passar o primeiro inverno motorizado no Canadá ou quer algumas dicas para dirigir nas terras geladas.

* Parte das informações aqui contidas foram retiradas Federação Automobilística do Japão (JAF)

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