6 Meses
Estamos completando meio ano de Canadá, não parece ser tanto ainda, até porque não passamos pelo inverno de verdade.
Nestes 6 meses a correria foi grande (e ainda está sendo), principalmente no início, com os documentos, montagem da casa, mudanças, emprego, etc. Mas ainda temos estudos para por em dia e sempre não esquecer da língua.
LÍNGUA
Eu estou falando mais inglês no trabalho, mas estou fazendo um curso de francês (além da francisation en ligne) para não esquecer o que aprendi e para quem sabe arrumar um emprego melhor (o biliguismo faz a diferença), a Suzel e as crianças falam mais francês devido à francisação e escola. Com dois meses de aulas, os dois entendem mais do que falam, mas entendem bastante mesmo, a fala demora um pouco mais para a idade deles (9 e 11 anos). O Thiago além do francês, está entendendo bastante do inglês e espanhol também, por causa dos colegas de escola. A Lulu além do francês, também tem acesso ao Inglês por causa da amiguinha de escola. Temos uma vizinha de 8 anos que adora brincar com a Lulu, e sempre está batendo lá em casa para brincar, mas eu me sinto diminuído, pois a baixinha fala francês, inglês e italiano... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Colocamos os dois em vários esportes também que é um ótimo meio de integração, e tem dado certo.
SAUDADE
As crianças sentiram no início a falta de amigos, mas as aulas começaram há dois meses e já estão com novos amigos e a internet os ajuda no contato com os amigos do Brasil. Sentimos muita falta dos amigos, família e igreja, há algumas semanas a Suzel teve uma pequena crise de saudade, e chorou bastante, eu não choro... rs. Mas depois de vários telefonemas melhorou, o VOIP Ilimitado tá ajudando bastante. rs.
FAMÍLIA
Nestes 6 meses estamos crescendo em família, amizade e relacionamento. Deus tem nos proporcionado muitos momentos bons, tenho brincado mais com as crianças e relacionado melhor com a Suzel. Deus é bom! Temos apenas cercado as crianças para que não entrem muito na cultura da liberdade canadense, estamos sendo firmes, para que eles não se entreguem e achem normal coisas que não concordamos em relação à problemas de caráter.
Até aqui nos ajudou o Senhor. Estamos muito alegres.
ALIMENTAÇÃO
Estamos já adaptados à comida, afinal achamos alguns ingredientes aqui e passamos a comer mais o que estávamos acostumados no Brasil. A Carne por exemplo achamos mais gostosa, pois é bem macia, a picanha então, achamos carne a 6.90$ o kilo. Arroz e feijão não são os mesmos, mas dá para enganar, ainda mais quando comemos o feijão da Karina e do Vinícius, perfeito!!! rsrsrsrs.
FRIO
Apesar de não ter passado o frio real daqui, eu particularmente já estou adaptado ao primeiro frio. Por exemplo, um frio de 7 graus no Brasil eu estaria todo empacotado, com luvas, touca, duas ou três blusas, etc. Aqui parece que o organismo se adapta, e com frio de até 5 graus, saio com apenas uma blusa leve, tranquilamente, mas cada um se adapta de forma diferente.
CIDADE
A cidade é muito bonita, cheia de parques e atrações, a diversividade cultural é imensa. O bairro que estamos morando foi um grande achado e estamos amando, com muita coisa por perto, comércio, transporte e escolas.
ESCOLA
Moramos de frente a uma escola, mas por causa da necessidade de adaptação das crianças, eles foram direcionados para outra escola. Mas o ônibus escolar os pega em frente de casa, e eles estão gostando muito da escola. Mas também estamos gostando pelo trato que eles estão dando a nossos filhos, o Thiago mesmo teve um problema de adaptação e estava desmotivado, falamos com a coordenadora, e não sabemos como o problema foi resolvido e o Thiago está feliz da vida.
Moramos de frente a uma escola, mas por causa da necessidade de adaptação das crianças, eles foram direcionados para outra escola. Mas o ônibus escolar os pega em frente de casa, e eles estão gostando muito da escola. Mas também estamos gostando pelo trato que eles estão dando a nossos filhos, o Thiago mesmo teve um problema de adaptação e estava desmotivado, falamos com a coordenadora, e não sabemos como o problema foi resolvido e o Thiago está feliz da vida.
EMPREGOS
Temos visto muitos empregos, vagas, mas é importante estar qualificado para conseguí-los, ainda não vi reclamação de crise por aqui, a não ser a também desvalorização do dólar canadense em relação ao americano.
Resumindo, não estamos arrependidos e Deus tem nos abençoado muito por aqui. Estamos lutando para manter a unidade da família (que está melhor), e para me qualificar melhor por aqui também.
abraço
Comentários
Vcs merecem todo o sucesso, pois são pessoas maravilhosas!!!!!!!
Parabéns por esses 06 meses e que os próximos 06 meses sejam melhores ainda.
Beijocas dos amigos,
Alex e Valéria
Com fé em Deus tudo dará certo, como tem dado até agora.......
Beijocas e obrigada pelo carinho!!!!!!
Abçs
achei o blog de vcs em minhas visitas a internet e fiquei muito feliz em ver uma família como a sua. Tb estamos indo (em maio...) e vamos morar em montreal. Somos evangelicos e muito me preocupa esta questão da falta de Deus na vida dos canadenses em geral. Só para saber: qual é o bairro que vcs moram? estamos a procura e temos muitas duvidas. Se vcs puderem responder, agradeceriamos!
Que Deus continue a abençoar sua família e tenham certeza de que Ele é fiel e seus planos nuncam falham.
Ele tem o melhor para quem descansa nEle.
Um abraço
rsrsrs...
Gentem!!! Nosso Senhor realmente nos protege muito não é?
Realmente estes 6 meses passaram voando. Vocês são vencedores.
Felicidades pelo 6 meses de Canadá e que venham os proximos repletos de muitas bençãos.
bjksss
joao
Ficamos muito contentes com todas essas boas notícias!!! E esperamos sempre recebe-las. Isso nos dá animo para processiguir firme e fortes na jornada...
Ainda não recebemos o pedido dos exames, mas já podemos sentir o cheiro dele chegando....rsrs
Mudamos os plano e vamos morar em Montréal, no máximo em Longueuil, então seremos vizinhos...
Um grande abraço e que Deus os abençoe cada dia mais.... nossas boas vibrações pra vocês...
Lu e Edi
Qual o bairro que voces moram?
hehehe...tou fazendo pesquisa de lugares bom de morar!
merci
Deus os abençoe
abraços
Brancca e Ricardo