Equivalência de Diplomas

Depois de quase 6 meses no Canadá finalmente conseguimos juntar todos os documentos para fazer a equivalência dos nossos diplomas aqui. Para nós que não temos profissões regulamentadas como por exemplo, Medicina, Odontologia, etc... Bastou que juntássemos os diplomas e históricos, além do formulário é claro. No caso de profissões regulamentadas por aqui, seria necessário juntar também as ementas.

Tudo isso traduzido e juramentado. A Juramentação deve ser feita aqui, a tradução você faz onde quiser, mas cuidado com traduções erradas, senão terá que fazer tudo de novo. Uma tradução juramentada custa em média (aqui) $CAD 80.00 e a confirmação de sua tradução em média $CAD 40.00. Veja aqui a lista de documentos exigidos.

O processo de equivalência custa $CAD 105.00 e demora certa de 9 semanas para ficar pronto. Eles só aceitam cursos com mais de um ano, ou seja, meu técnico de 6 meses dançou.

Com a equivalência, eles vão dizer em qual nível de estudo você está, conforme no gráfico abaixo que eu já havia publicado sobre estudos no Québec.

A equivalência você faz também para saber seu nível de estudos e poder estudar aqui, fazer mestrado doutorado, etc.

Se você vai fazer a equivalência para trabalhar na sua área, e sua profissão é regulamentada, aconselho além de fazer os passos definidos pelo ministério, procurar alguém que é da mesma profissão que já passou pela via crucis.

Claro que em muitos casos, você pode ter que voltar para a faculdade, mas fontes me disseram (heheheheh) que a tendência é facilitar a vida de quem está vindo, mas sabe-se lá quando.

A tradução deve ser feita por um tradutor juramentado, veja aqui a ordem dos tradutores. Para traduções (aqui) eu indico a Sra. Sylvie Gajevic (sylviegajevic@sympatico.ca), uma senhora muito simpática que fez as traduções e algumas revisões, nos deu descontos e ainda nos deu dicas diversas e preciosas, que por sinal foi indicada por nossa amiga Savana, valeu Savana.

Agora é esperar o resultado.

Comentários

valeriadduarte disse…
Olá Wellington,
Deixa eu te falar uma coisa, aqui em Gatineau o processo de equivalência que fizemos foi tod pago pelo Employ québec, as traduções, tudo. Fomos ao MICC fizemos o orçamento, levamos ao Employ Québec e eles enviaram o cheque pra gentepelo correio, e com esse fomos ao MICC e pagamos. A equivalência do Alex já chegou e a minha ainda estou esperando. Toda a brasileirada aqui fez isso, aliás o MICC nem o Employ Québec fazem propaganda disso, eles ficamo quietinhos, foi um brasileiro que descobriu e passou pra todo mundo :)
Em MOntreal deve ser a mesma coisa!!!!!!!!!!
Beijocas e BOa Sorte!!!!!!!
Wellington Gomes disse…
Valéria, mas isso é para quem nao está trabalhando... então dancei... ou não... ehehehehehe
Unknown disse…
Olá pessoal!! Estava dando uma pesquisada sobre o processo de imigração e vi o site de vcs!! Gostaria de tirar uma dúvida a respeito do processo de validação do diploma. Se eu começar o processo de validação aqui no Brasil, eles também ajudam no pagamento ou só quem inicia o processo ai?? Alguém saberia me dizer como se deve proceder para conseguir isso?? Porque eu vi um comentário que o employ-quebec só te dá assistência se vc tiver sendo assistido por um agente deles. Alguém tem alguma informação sobre isto??
Desde já agradeço a atenção!!
Abraço!!
Laís!
Wellington Gomes disse…
realmente não sei... sei que vc precisa do CSQ, mas parece que eles querem que vc venha pessoalmente.... abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Coruja Vermelha

Tem onde ficar? Cuidado

Bairros de Montreal