Equivalência de Diplomas

Depois de quase 6 meses no Canadá finalmente conseguimos juntar todos os documentos para fazer a equivalência dos nossos diplomas aqui. Para nós que não temos profissões regulamentadas como por exemplo, Medicina, Odontologia, etc... Bastou que juntássemos os diplomas e históricos, além do formulário é claro. No caso de profissões regulamentadas por aqui, seria necessário juntar também as ementas.

Tudo isso traduzido e juramentado. A Juramentação deve ser feita aqui, a tradução você faz onde quiser, mas cuidado com traduções erradas, senão terá que fazer tudo de novo. Uma tradução juramentada custa em média (aqui) $CAD 80.00 e a confirmação de sua tradução em média $CAD 40.00. Veja aqui a lista de documentos exigidos.

O processo de equivalência custa $CAD 105.00 e demora certa de 9 semanas para ficar pronto. Eles só aceitam cursos com mais de um ano, ou seja, meu técnico de 6 meses dançou.

Com a equivalência, eles vão dizer em qual nível de estudo você está, conforme no gráfico abaixo que eu já havia publicado sobre estudos no Québec.

A equivalência você faz também para saber seu nível de estudos e poder estudar aqui, fazer mestrado doutorado, etc.

Se você vai fazer a equivalência para trabalhar na sua área, e sua profissão é regulamentada, aconselho além de fazer os passos definidos pelo ministério, procurar alguém que é da mesma profissão que já passou pela via crucis.

Claro que em muitos casos, você pode ter que voltar para a faculdade, mas fontes me disseram (heheheheh) que a tendência é facilitar a vida de quem está vindo, mas sabe-se lá quando.

A tradução deve ser feita por um tradutor juramentado, veja aqui a ordem dos tradutores. Para traduções (aqui) eu indico a Sra. Sylvie Gajevic (sylviegajevic@sympatico.ca), uma senhora muito simpática que fez as traduções e algumas revisões, nos deu descontos e ainda nos deu dicas diversas e preciosas, que por sinal foi indicada por nossa amiga Savana, valeu Savana.

Agora é esperar o resultado.

Comentários

valeriadduarte disse…
Olá Wellington,
Deixa eu te falar uma coisa, aqui em Gatineau o processo de equivalência que fizemos foi tod pago pelo Employ québec, as traduções, tudo. Fomos ao MICC fizemos o orçamento, levamos ao Employ Québec e eles enviaram o cheque pra gentepelo correio, e com esse fomos ao MICC e pagamos. A equivalência do Alex já chegou e a minha ainda estou esperando. Toda a brasileirada aqui fez isso, aliás o MICC nem o Employ Québec fazem propaganda disso, eles ficamo quietinhos, foi um brasileiro que descobriu e passou pra todo mundo :)
Em MOntreal deve ser a mesma coisa!!!!!!!!!!
Beijocas e BOa Sorte!!!!!!!
Wellington Gomes disse…
Valéria, mas isso é para quem nao está trabalhando... então dancei... ou não... ehehehehehe
Unknown disse…
Olá pessoal!! Estava dando uma pesquisada sobre o processo de imigração e vi o site de vcs!! Gostaria de tirar uma dúvida a respeito do processo de validação do diploma. Se eu começar o processo de validação aqui no Brasil, eles também ajudam no pagamento ou só quem inicia o processo ai?? Alguém saberia me dizer como se deve proceder para conseguir isso?? Porque eu vi um comentário que o employ-quebec só te dá assistência se vc tiver sendo assistido por um agente deles. Alguém tem alguma informação sobre isto??
Desde já agradeço a atenção!!
Abraço!!
Laís!
Wellington Gomes disse…
realmente não sei... sei que vc precisa do CSQ, mas parece que eles querem que vc venha pessoalmente.... abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha