Revenus des Impôts


Bem, como primeira declaração de renda aqui no Canadá, resolvi fazer o primeiro com ajuda profissional. Me indicaram o HR Block que ficou muito caro, me cobraram 350$ doletas para fazer o meu e da Suzel. Mas minha amiga Ana de Ville de Québec tá fazendo pra mim por um preço beeeemmmm mais em conta.

O que precisa declarar:

  • Os rendimentos que recebi aqui (você recebe um formulário específico para isso, como a declaração de rendimentos do Brasil);
  • Ultimo contra-cheque do ano;
  • Despesas com saúde (as que não são cobertas pelo assurance maladie);
  • O Seguro viagem que você faz antes de vir pro Canadá;
  • Despesas com esportes das crianças;
  • Rendimentos com a francisação precisa entrar também;
  • Despesas de estudos (como no Brasil não são todos que abatem);
  • Despesas com garderie das crianças;
  • Se teve rendimentos no Brasil (Aluguel, Salários e Rendimentos de Aplicações) no período que está no Canadá, também são tributados aqui;
  • Despesas com transporte (guarde os recibos);

O que não abate no imposto:

  • As passagens de vinda pro Canadá (ao contrário do que muitos disseram);

A primeira declaração deve ser apresentada em formulário próprio (e não pela internet), ou seja, na mão grande mesmo e enviada pelo correio.

Ao contrário do Brasil, aqui não tem a faixa de isenção como no Brasil, tudo é tributado, ou seja, quem teve rendimento no Brasil na faixa de isenção (como aluguel por exemplo) e escapou, aqui não escapa.

Você precisa declarar também o valor que ganhou ainda no Brasil antes de vir pro Canadá (do ano de chegada).

Se você tem aplicações ainda no Brasil, peça ao seu gerente as taxas pagas pela administração do seu fundo que você pode abater no imposto aqui.

Se você tem bens ainda no Brasil é interessante fazer uma listinha com os valores, para caso queira trazer dinheiro do Brasil pra cá para comprar um imóvel aqui por exemplo, tenha como explicar de onde veio o dinheiro, aqui você não declara a lista de bens e valores como no Brasil.

Outras perguntas:

1) Quem deve declarar o imposto de renda no Canadá?
Todos. Não importa se você está ou não trabalhando, você deve fazer a sua declaração. Vale lembrar que a declaração é por família, se você é casado deve mandar uma declaração pelo casal.

2) O que devemos declarar no imposto de renda?
Basicamente tudo que você recebeu, seja rendimentos recebidos por empresas tenha você um contrato ou não (ai você pode declarar como autônomo); ajuda social do governo seja ela por você ter pedido licença por motivos de doença ou acidente; todo valor recebido quando você estava recebendo seu seguro desemprengo; licença maternidade; bolsa de estudo (você deve se informar na sua universidade sobre o formulário com o demonstrativo) e até o valor recebido durante a francisação. São alguns exemplos do que você deve declarar.

As empresas tem até o dia 28 de fevereiro para enviar os comprovantes de rendimentos no excercício anterior. Tanto para você declarar para o Canadá, quanto para o Québec.

3) Quais as despesas que eu devo declarar no imposto de renda?
Algumas despesas escolares, como por exemplo: se você está cursando uma universidade e precisou comprar um laptop, você pode declará-lo. Mas é só no caso de estudantes universitários.
Medicamentos que você compra todo mês e corresponde a 2% ou 3% dos seus ganhos mensais. Neste caso você tem como pedir na farmácia que você sempre compra um relatório do ano ou meses que você comprou este remédio.
E você pode declarar também o valor gasto mensalmente com o metrô e onibus, mas só é válido para as recargas mensais. Então guarde seus recibos.
Despesas com creche, seja ela pública ou privada. Bom, no mais procure saber outras formas de abater a mordida do imposto aqui.
Você receberá do proprietário do imóvel que aluga um comprovante de impostos rateados pelos moradores do prédio no ano do exercício anterior para declarar como despesas também.
Você deve enviar uma cópia de todos os comprovantes com os formulários das declarações.

4) Onde encontro os formulários para preencher a minha declaração?
Os formulários para a declaração para o Governo Canadense você encontra nas agencias dos correios daqui e para a província de Quebec no Banco Dejardins.

5) Há algumas dicas para aumentar meu retorno de imposto de renda?
É bom você ter um plano de aposentadoria privada aqui, isso pode abater até 18% do seu imposto de renda e um plano desses não é bom apenas para isso, você pode ter mais facilidade de comprar a sua primeira casa própria.

Site do Governo sobre como fazer o Imposto de Renda clique aqui.
Lugares que fazem a declaração de graça, (mas a maioria só pra quem ganha menos que um valor por ano) em Montréal, outras cidades do Québec.

Depois vou postar sobre a Declaração de Saída Definitiva do Brasil e Residência.

abraço


Comentários

Oi wellington,

Eu achei muito interessante este post, mas tem uma informação para acrescentar, existe um acordo entre o Brasil e canadá para que não haja bi-tributação, você pode verificar no site da embaixada em Brasília, entretanto, eu não ví ninguém ai tocar neste assunto, nem mesmo os contadores. Seria por desconhecimento? Você já se informou disso? Segundo o acordo só não são considerados para esse efeito as pensões, mas aluguéis, rendimentos de investimentos, participações societárias já tributados no Brazil não o seriam no Canadá. Eu estou curioso em esclarecer isso, pois é o meu caso e seria uma paulada ser tributado aqui e aí também. Se souber de alguma coisa por favor me escreva dizendo a respeito.

um grande abraço,

Celso Arrais
O casal disse…
well... q maravilha este tópico!!
vou guardar aqui nos meus favoritos!!! mt esclarecedor e fácil de ler....

valeu mesmo!!

mande notícias de como foi a chegada do fagner e da nayara!!!

Abração!
João
Fernanda disse…
Muito bom esse post! Só fiquei preocupada com a informação sobre informar rendimento no Brasil, incluindo aluguel (vou alugar meu apê) e pagamento recebido antes de ir para o Canadá. Estava pensando em não fazer a declaração de saída definitiva do Brasil quando fosse, mas acho q vai ser melhor fazer para não pagar imposto 2 vezes....

Vou aguardar ansiosamente pelo posto sobre a declaração de saída definitiva do Brasil :-)

Abraços

Fernanda
Lidia Barreiros disse…
SALVE WELL!!!


valeu mesmo

;)
!Lá Vamos Nós! disse…
Oi Wellington, no começo do processo baixei o projeto de imigração de vcs, em pdf, fiquei impressionado com a organização e qualidade, com o blog é a mesma coisa, conteudo 10. Por isso vou fazer uma pergunta que é meio off topic, como é a aposentadoria por aí, será q dá pra tranferir a do Brasil?
Ruy

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha