Histórico de Crédito


Mais uma ótima contribuição das Organizações Alvarenga… hehehehehehe, Valeu Eduardo!

Uma coisa que é bem discutida nas reuniões de imigração é sobre o histórico de crédito. Mesmo tendo um ótimo histórico de crédito no nosso país de origem, nem adianta que aqui se começa do zero mesmo. Que digam os imigrantes que em raros casos conseguem um cartão de crédito sem deixar um dinheirinho bloqueado na conta. E pra mim trata-se de um assunto muito delicado.

Se bem que segundo informações ‘Alvarenguescas’, o Quebec proibiu o tal depósito para garantir o limite do cartão de crédito (isso pra mim é novo), se for isso mesmo, dinheirinho na mão e cartão de débito, no way !

O histórico de crédito é montado com o tempo mesmo e não tem conversa. Eu mesmo consegui meu cartão de crédito sem o tal depósito porque apresentei uma carta do trabalho dizendo estar empregado e informações sobre o salário.

A reportagem diz como fazer para gerir seu histórico de crédito, mas ainda é um pouco incompleta em algumas questões e pesquisei mais um pouco para colocar aqui.

Abaixo vou colocar os arquivos (em francês) que o Eduardo me mandou, mas vai aí um resumo do que diz na matéria :

Começa dizendo que atrasar o pagamento de uma conta, ou não pagar pelo menos o mínimo do seu cartão de crédito já é motivo para pontos negativos no seu histórico. O histórico também analisa se você consegue gerir bem seu crédito. Sendo assim, até mesmo pagar só o mínimo do cartão toda vez, pode ser motivo deles pensarem no seu descontrole financeiro. Outro motivo relacionado para te negativar é o famoso cheque sem fundos (claro né ?).

O histórico é alimentado pelas empresas de cartão de crédito, lojas que vendem produtos financiados e bancos, além de outros. Esses dados são enviados para empresas que processam os dados e registram tudo. São três empresas que fazem isso aqui no Quebec : Equifax, TransUnion e Les Bureau de Crédit du Nord (Experian). E é com estas empresas que você solicita seu histórico.

No histórico contém : Seus dados pessoais (nome, endereço (atual e anteriores), NAS, data de nascimento, dados do seu empregador atual e anteriores. Aparecem também anotações (se for o caso) dos credores, as informações de crédito se pagas na data ou não, o histórico de contas bancárias com informações de cheques sem fundos (se for o caso), seus dados públicos, cortes que podem ter participado, estado de falência, etc. Há também um parte onde há todas as consultas de créditos que foram feitas no seu nome.

Os dados ficam no seu dossiê, por exemplo em casos de falência (eu diria até com cheques sem fundos), por 6 anos, em casos de reincidência ficam por 14 anos.

Somente você pode ter acesso aos seus dados e à pessoa (ou instituição) que você autorizar, por exemplo, os bancos.

Para consultar o seu histórico de crédito, você deve procurar uma das três empresas que fazem este levantamento :

Equifax : http://www.equifax.com/home/
TransUnion: http://www.transunion.ca/
Les Bureau de Credit du Nord: http://www.creditbureau.ca/ (Experian)

A solicitação deve ser feita após preencher o formulário e enviar pelo correio, após o recebimento a instituição de crédito tem 30 dias para processor seu pedido e é gratuito, ou, solicitar pela internet e pagar $15 pelo documento.

Neste site do Desjardins, eles também aconselham como cuidar bem do seu crédito.
http://www.desjardins.com/fr/particuliers/conseils/saviez-vous/gerer-credit.jsp

Outros controles que são feitos:

Controle de pagamentos em dia;
Controle se seus gastos estão de acordo com suas entradas;
Sinais de instabilidade (por exemplo, trocar muito de emprego) ;
Contas com saldo perto do limite (essa foi dureza) !
Muitas solicitações de crédito também podem sujar seu histórico ;
Ter dois cartões e logo após de receber um cancelar, isso eles entendem que vc não consegue controlar ;
Ter muitos cartões também pode afetar seu histórico, mesmo que não estejam sendo usados ;
Fechar uma conta antiga com boa situação, também pode ser problema ;

Outro caso, por exemplo, a Bell emite pra você uma conta errada cobrando mais 100$ do que você devia, é melhor que você pague e depois reclame (e olha que a Bell é boa de fazer isso, segundo às boas línguas), pois se não pagar, adivinha pra onde vai ?

Pelo que estou vendo, sujar o nome é bem fácil aqui, limpar é quase impossíve.

O Canada fez uma publicação chamada « Entendendo seu histórico de Crédito » (Understanding Your Credit Report and Credit Score), da Financial Consumer Agency of Canada ou Agence de la Consommation en matière Financière du Canada, com informações também de como construir seu crédito. Você encontra esta publicação neste site : http://www.fcac.gc.ca/.

No site também podemos encontrar modelos de como são emitidos os relatórios do histórico de crédito.

É um tema bem delicado, e creio eu que devemos estar muito atentos, pois estamos acostumados com coisas bem diferentes no Brasil. Sem falar que qualquer deslize pode nos custar anos de problemas com crédito.

Fico muito preocupado com isso, pois em breve queremos comprar nossa casa. Eu mesmo uma vez abri e fechei uma conta de banco num prazo de 1 semana, não fiquei satisfeito e fico pensando no que isso pode me atingir.

Bons créditos... abraço

Comentários

Luiz disse…
Muito legal o post. Essa de proibirem o deposito p/ ter um cartao de credito ja com um liite predefinido é nova p/ mim tb.

Eu paguei p/ acessar meus dados via Transunion e copiei e colei muitas infos q sao disponibilizadas aos assintantes no meu blog. Imagino q ja deva conhecer bem sobre o assunto, mas fica a dica se quiser consultar :)
http://choque-termico.blogspot.com/2008/09/nosso-historico-de-credito.html

Depois de 6... 8 meses de cartao de credito e contas em dia, o Canada começa a sorrir para nos, né !?....rs

Abs
Alberto disse…
Boa Well!

Só tenho uma dúvida, no HSBC Premier eles informam que levam seu histórico para qualquer país. Será que realmente adianta? Aqui do Brasil eles dizem que sim,mas aí....

Abraço
Luiz disse…
E ai wellington!

Eu procurei seu mail por aqui mas nao encontrei p/ enviar o tal checklist. É um pdf de uma pagina com algumas dicas interessantes, mas nada de outro mundo... Coisa p/ ler e se organizar ;)

Me envie uma msg p/ skol71@gmail.com aí te mando de volta o PDF

Abs e obrigado pelo elogio :)

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha