Estudando Medicina no Canadá


Este post é mais para documentar uma pesquisa que fiz para um amigo.

Um amigo estava querendo estudar medicina aqui após terminar o segundo grau no Brasil, pensei como seria isso, pois aqui após o segundo grau eles tem o CEGEP primeiro, e só depois vão para a universidade.

Alguns cursos como medicina, engenharia e outros cursos "nobres" necessitam de um mini vestibular para entrar.

Mas para quem terminou o segundo grau e quer aplicar para fazer medicina aqui é mais complicado.

Minhas pesquisas, através do site da McGill por exemplo e um amigo, dizem que Medicina na verdade não é um curso de graduação aqui, mas sim um curso de pós-graduação. Para aplicar aqui é necessário ter um cursos de biologia ou ciencias biológicas e depois de formado faz o MCAT (um exame de admissão) para concorrer a uma vaga em medicina.

O MCAT não é a única coisa levada em consideração. Vão checar as notas do mesmo e vão checar também se ele fez trabalho voluntário dentre outras coisas. A pessoa ainda tem de preencher um monte de papéis, escrever o porque de querer fazer medicina, etc

Ou seja, planejamento puro que ainda no final pode dar errado, mas ainda vou pesquisar se há empresas (de ensino) que planejam isso com o aluno, pois sei que existem algumas instituições que fazem isso para os alunos que querem entrar nas escolas do secundário aqui por exemplo que exigem teste para entrar.

Abraço

Comentários

Unknown disse…
só digo uma coisa... o canadá tem que pegar mais leve pros médicos, engenheiros, enfermeiras... pq, além de não terem locais (pq já são mundialmente profissões que "assustam") não terão os imigrantes, pq tá cada dia mais complicado validar diploma nas ordens...

beijocas
Olá Well, acompanho seu blog há muito tempo e adorei este post sobre medicina pois tenho interesse de tentar fazer parte ou da polícia ou das forças armadas do canadá, mas não consegui compreender muito bem sobre como se deve fazer para entrar nessas intituições. Se vc puder de alguma forma me ajudar ficarei eternamente grato.
Camila disse…
Ola Wells,
todo Cegép tem um programa de orientação aos alunos que querem entrar em medicina dental e medicina. Quando o aluno que quer fazer estes cursos sai do secondaire, ele entra no Cegep em Ciências de la Santé e faz todos os pre-requisitos que vc mencionou... isso faz parte dos 2 anos no Cégep para quem quer sair de la pronto.
A carta de intenção é feita tb para todo mundo que quer entrar em cursos concorridos do Cegep- como os técnicos( mais procurados).
Enfin, tem que fazer um otimo secondaire, um otimo Cégep e ter un dossiê impecável para submeter na faculdade de saúde.Se tiver se planejado e cabeça fria para o teste situacional ( estações práticas) entra...
espero ter ajudado,
Camila
Unknown disse…
Fala Well, achei seu Blog na net e estava muito interessado em imigrar pra Quebec, porém vi a lista de profissões e não vi nada relacionado a área de TI, apesar de ouvir várias pessoas falando o contrário que essa área está em alta, bom apesar de ler mil coisas sempre restam dúvidas, se puder entre em contato comigo por e-mail, se não for te atrapalhar, é sempre melhor saber de quem tem uma vivência maior no local. E-mail: mstedeschi@hotmail.com. Obrigado =D
Unknown disse…
Fala Well, achei seu Blog na net e estava muito interessado em imigrar pra Quebec, porém vi a lista de profissões e não vi nada relacionado a área de TI, apesar de ouvir várias pessoas falando o contrário que essa área está em alta, bom apesar de ler mil coisas sempre restam dúvidas, se puder entre em contato comigo por e-mail, se não for te atrapalhar, é sempre melhor saber de quem tem uma vivência maior no local. E-mail: mstedeschi@hotmail.com. Se puder me ajudar seria muito grato para não ir boiando pra Quebec. Obrigado =D
Anônimo disse…
entao o curso de medicina no canada segue os mesmos moldes dos eua! lá tb é considerado um curso de pós-graduação. a pessoa tb sendo formada em química pode aplicar para o curso? existe limite de idade pra aplicar?

Rafael.
Anônimo disse…
gostaria de saber se há limite de idade para aplicar para medicina aí no canada. pelo visto, o curso de medicina aí segue os mesmos moldes dos estados unidos. a pessoa sendo formada em quimica tb pode aplicar para o curso, ou so biologia mesmo?
obrigado!

rafael
Wellington Gomes disse…
Caro Guyrafa,

não sou assumidade no assunto... Mas sei que já é difícil para os canadenses entrarem. Para vc como estrangeiro conseguir creio ser necessário entrar em contato com a universidade, para eles te aceitarem, será necessário uma série de documentos e informações, entre elas boas notas, materiais publicados, não saberia te dar maiores detalhes, mas aconselho a entrar em contato com as universidades diretamente.

abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha