Emprego


Um dos meios de se procurar emprego aqui no Quebec é através do CRE (Club de Recherche d'Emploi) filiado ao Emploi Quebec.

Eles dão um "curso" de 3 semanas, com técnicas de montagem de CV, Cover Letter, Thanks Letter e outras letters. Técnicas também de abordagem, de entrevista.

Como sempre ouvimos falar apenas 25% das vagas de emprego no Quebec estão anunciadas, cabe a nós achar onde estão os outros 75%.

Algumas técnicas ensinadas por eles como os Cold Calls que é você ligar e se oferecer são completamente doidas se a gente comparar com o que conhecemos no Brasil. Mas o bom mesmo é vcoê ter seu CV completamente adaptado ao Quebec, com correção e coaching, além do networking que você faz nesses lugares.

Além disso você recebe muita informação de várias ajudas do governo, sites e contatos. Como por exemplo um programa de ajuda do governo ao imigrante e às minorias que se chama PRIIME. Trata-se de uma carta que você recebe, e através dela o governo se compromete a pagar parte do seu salário durante um período. Há muitos boatos sobre a tal carta, mas parece ser um bom, digamos, afasta concorrente.

Isso tudo é gratuito, patrocinado pelo Emploi Quebec. Ou você procura o Emploi Quebec e tenta conseguir o acesso ao CRE, ou procure o CRE direto e peça ajuda dizendo que você quer participar do club.

Existem outros clubes interessantes também, um deles é direcionado para mulheres por exemplo, com cursos de integração, línguas e outros. Este se chama YWCA.

Emprego não dá em árvores, heheheheheh, nem aqui, muitos dizem que as empresas é que correm atrás de você, não é verdade, tem que ter esforço, e quanto mais bem preparado (línguas, CV's e técnicas) você estiver, mais rápido ele virá.

Abraço

Comentários

Rossana disse…
Post bem interessante e útil! Como sempre ajudando e tirando dúvidas!

Agora uma coisa que eu sempre leio é que as pessoas enviam os CVs e não têm resposta e bla bla bla, mas quando colocam o CV nos padrões do Québec, a coisa muda... o que tem de tão diferente entre CV que eles usam e o que usamos aqui no BR?

Bjs
AnaCarol disse…
ola!!

poxaa que boas dicas!!

essa do prime eh muito interessante neh! ;)


estamos acompanhando as novas!

bjuss
P disse…
anotado!!!
:)

[]s
p

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha