Imposto de Renda


Estamos quase no último dia para a declaração do imposto de renda aqui no Canadá, que é o mesmo do Brasil, a diferença é que no Brasil é o último dia útil do mês (que por coincidência é o último dia do mês este ano) e aqui é o último dia mesmo, mesmo que caia no domingo.

Eu era especialista em imposto de renda pessoa física no Brasil, então pensei que seria uma vergonha eu não saber fazer aqui, pois então, vou ter que passar vergonha... heheheheheh.

Pude ver que o imposto aqui é um pouco mais complicado por vários motivos, e realmente como decidi mudar de área não estou tendo tempo de parar e estudar sobre o assunto, mas algumas diferenças que devemos prestar muita atenção por aqui:

1) O primeiro imposto sempre deve ser declarado em formulário e não pode ser enviado pela internet, coisa de terceiro mundo... hehehhehehehe

2) Dizem que o primeiro imposto é um dos mais importantes, que não devemos cometer erros e prestar bastante atenção na hora de declarar, pois pode influenciar bastante em toda vida fiscal por aqui... masi um motivo pra procurar um especialista.

3) Aqui não podemos retificar declaração como no Brasil onde podemos retificar com muita facilidade e tranquilidade, a retificação deve ser feita em formulário diferente, com todas as justificativas e não é simples.

4) No Brasil se cair na malha fina referente ao ano 20xx por exemplo, você simplesmente corrige o problema e não afeta os anos seguintes ou anteriores, aqui se cair na malha fina, continua nela por vários anos (creio que 5 anos), onde estarão de olho para ver se você não cometeu o mesmo "erro".

5) No Brasil restituímos o que tivemos de imposto retido, aqui podemos restituir o que não retivemos também, ou seja, mais detalhes para prestar atenção e não perder dinheiro esquecendo destes benefícios importantes.

6) No Brasil declaramos um imposto de renda por ano, aquele pro federal com todos os nossos ganhos, aqui declaramos 2, um para o Canadá (federal) e outro pro Quebec, e eu ainda diria mais um, que é o retorno da TVQ/TVS (acho que é isso) que tá incluso nesse meio aí, digamos que 2,5 declarações... hehehehehheeh

7) No Brasil determinada despesa deduz ou não no cálculo do imposto, aqui depende da pessoa, da declaração, do valor, da despesa, se é casado ou não, se tem filho ou não, etc, ou seja, muito detalhe pra administrar.

Então preferi procurar um profissional da área com bastante conhecimento pra me ajudar e fazer a declaração o mais eficiente possível.

Outros detalhes que também influem na declaração são os ganhos no Brasil (aluguéis e rendimentos de aplicação por exemplo), temos que ficar atentos aos detalhes, porque aqui a fiscalização é mais severa e tem tribunal só pra isso.

Vejam outras publicações que fiz sobre o assunto no ano passado nos links abaixo:


Imposto de Renda, Revenu d'impôt ou Tax Return, fiquemos esperto com o Leão daqui que na verdade é um Urso. Lembrando como disse anteriormente, no Brasil o Leão morde, pisa em cima e vai embora, o Urso, morde, dá patada e depois assopra.... heheheheheheh

Abraço

Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Romanos 13:7


Comentários

Eduardo disse…
Muito bom o post Well.... Dessa vez eu fiz por conta propria.... e deu certo! Se quiser depois eu cobro baratinho! kkkkkkkkkkkk
Abraços
Anônimo disse…
Olá, eu gostaria de informações sobre os lugares provisórios q vc colocou em outro post, por favor. Vc tem um link ou algo assim? Paz de Cristo, Deisi.
Email: deisi_brahm@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha