Série - Documentos

Documentos,

bem pessoal por coincidência, 32 dias depois de chegar ao Canadá, hoje foi o dia que fiz o teste teórico para tirar a Carteira de Motorista daqui (Permis de Conduire), e também chegou nosso Cartão de Residente Permanente, Hoje vou falar do Permis de Conduire, amanhã ou depois do Cartão de Residente Permanente.

Permis de Conduire:


Eu marquei a prova teórica há uns 15 dias atrás, e hoje fui fazer o tal teste teórico. Desde do Brasil, me disseram que eu tinha que estudar dois livros, vejam neste link:
Eu não queria gastar dinheiro num livro que só iria utilizar 1 (ou 2) vezes. Então fui à biblioteca e consegui reservar o livro faltando dois dias para a prova (êta livrinho concorrido!). A documentação que eles pediram foram:

- Carta de Motorista do Brasil com tradução oficial, ou seja, quebrei a cara, trouxe já traduzida e tive que fazer de novo, pois o consulado não aprovava a minha tradução só fazia uma nova;
- CSQ (original);
- Comprovante de Residente Permanente (no meu caso o provisório que o meu só chegou quando eu estava lá);
- Passaporte;

Vocês podem estudar também por este simulado na internet, que é muito bom:http://www.saaq.gouv.qc.ca/services-saaqclic/public/fr/questionnaire.htm

Dei uma lida rápida, por falta de tempo, e isso quase me custa caro, e abaixo vcs vão saber o porque:


O teste estava marcado para às 14:00hs, cheguei 13:10 e o guarda entrada falou que iria chamar pelo horário, então continuei a dar uma passada de olhos no livro, às 14:00 o guarda chama, e me coloca numa fila. Fiquei uns 5 minutos na fila até ser atendido num guichê, a Moça conferiu meu nome na Lista e me deu uma senha.

Fiquei esperando uns 15 minutos até ser chamado, a Senhora muito simpática pediu meus documentos, disse que eu teria que fazer o teste teórico (já sabia!), exame de vista, e teste prático.

Assinei os documentos e fui para o exame de vista ali do lado mesmo, els me fez identificar luzes e um quadrado Xadrez em várias distâncias, passei e sem óculos, hehehehehehhe.

Voltamos pro guichê, paguei Ca$ 10,00 de taxa e ela me encaminhou com a senha para tirar a foto (isso mesmo, sem fazer o teste antes), esperei uns 5 minutos apenas e já fui chamado em outro guichê para tirar a foto. Fui muito bem atendido por outra senhora, que me fez assinar dentro de um quadrado e depois me mandou sorrir e tirou a foto... rs.

Esta me mandou para a fila do teste teórico, finalmente, o rapaz (não tão simpático), pegou meus documentos e disse para esperar que iria ser chamado, esperei uns 10 minutos e me chamaram pelo nome. Ele me indicou o número do computador onde faria o teste, fui até o computador (do tempo da manivela, apenas com as teclas A, B, C, D e V. Multipla escolha respondia as questões entre A,B,C ou D e confirmava com o V.


O Teste é dividido em 3 etapas. a primeira são 16 questões, tem que acertar 12, a segunda são 16 questões para acertar 12 também, e a terceira são 32 questões para acertar 24. Devido minha "passada de olhos" pelo livro, passei raspando no teste, meu resultado foi: 12/16 - 15/16 - 24/32. ai ai ai... mais, J'ai reussi. Todas as questões estão no livro. ufa!

Após isso, recebi outra senha para marcar a prova teórica, esperei uns 15 minutos e fui chamado em outro guichê, a moça bem simpática, me deu as "félicitations" por ter passado no exame, e marcou minha prova prática para 06/08, looonge. Terei que pagar uma taxa de Ca$ 25,00, pode ser carro particular ou alugado, e já me deu a lista das empresas que alugam o carro para o teste do outro lado da rua. Mas também posso usar o meu, se estiver em condições, e me deu a lista das exigências.


Agora estou aguardando o dia para a prova prática, a seguir cenas dos próximos capítulos...

Isso tudo demorou por volta de 2 horas.
abraço


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha