Saúde no Canadá


Já se é sabido que a saúde no Canadá é pública e igual para todos. Como se trata de um país de primeiro mundo, se bem que não saberia mais dizer o que é e o que não é primeiro mundo, pois todos os lugares têm vantagens e desvantagens.

antes vejam outras postagens que fizemos de experiências e comentários anteriores:


Sempre que recorremos aos hospitais por aqui, tivemos tempos de espera longos, não mais que 8 horas, mas já soubemos que pessoas que ficaram esperando mais de 12 horas. Mas sempre fomos bem atendidos.

Mas devido nossa cultura do imediatismo, a preocupação com a língua, querer resolver logo o problema, ficamos bastante inseguros nesta questão, e sempre pedimos uma segunda opinião de amigos médicos no Brasil.

Os médicos daqui não querem errar e sempre pedem segunda opiniào para os colegas e discutem sobre o caso do paciente, o ruim é que às vezes é na nossa frente o que fica um ar de insegurança e a pergunta: - Será que ele sabe o que está fazendo? Os médicos brasileiros não fazem isso (pelo menos não na nossa frente), hehehehehehh!


Essa notícia nos faz sentir bem, pois estou num lugar onde a medicina está em pleno avanço e de alta qualidade. Mas fica mesmo assim um misto entre os dois lados, que no final fica mesmo traduzido em insegurança, pois onde há dúvida gera a insegurança.

Mas pude entender que isso faz parte da minha cultura, e isso me atrapalha na adaptação, isso também atrapalha minha fé, pois não sou eu quem decido (nem o hospital, nem o médico, nem o país onde eles estão) se vai morrer ou viver.

Uma coisa temos que convir, a questão toda não é se a medicina é ruim ou não, se é ou não de primeiro mundo, a questão é sobre nosso medo de imigrar, e fica a pergunta: Será que vou ter acesso à tudo que tenho aqui?

Uma coisa é fato, a emergência aqui é demorada, pois há poucos médicos principalmente à noite, mas não pense que por isso você vai ficar sem atendimento. A demora é devido à prioridade, se você está com apenas uma dor de cabeça e foi para emergência, qualquer pessoa que chegar com um estado mais grave que o seu, certamente vai passar na sua frente, sem sombra de dúvidas.

Quando for ao hospital leve o kit-hospital: livro, video-game, celular, travesseiro, lanchinho, etc... Quem sabe você até melhora esperando, como aconteceu com nosso amigo Fabiano quando o levamos à emergência de uma hospital pois tinha passado mal, ficamos conversamos e lá pelo meio da madrugada, ele disse tô bem, não estou sentindo nada, vamos embora? E não iria ser atendido tão cedo, pois o quanto naquela madrugada chegava de gente ruim (e põe ruim nisso) era brincadeira.

Então, diferente do Brasil (será!) creio que é só o tempo de espera nas emergências e nos exames, porque o restante está do mesmo jeito. Experiência todos nós temos e não podemos usá-las neste caso para julgar, pois muitos de nós tivemos experiências boas e ruins, tanto no Canadá quanto no Brasil. Tá certo que alguns deixaram para ter todas as ruins aqui, mas isso é exceção!

Abraço

PS: desculpe o tópico bagunçado, a Suzel estava em cirurgia enquanto escrevia (Tireóide) então tava bem tenso. (em 04/11/2010)

A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. Prov. 12:15
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. I Pe. 5:7

Comentários

Boa recuperação pra tua esposa.
Um abraço.
Estamos torcendo por ela viu. Manda logo notícias.
Deus abençoe vcs!

diariocandabrasil.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha