O Sonho Brasileiro


Vi esta reportagem e achei interessante postar aqui. O mundo dá voltas (será?)...

Cresce número de imigrantes em busca do "sonho brasileiro"
Fonte: O Globo


Dados da Polícia Federal (PF) e do ministério do Trabalho mostram que o Brasil tem sido um destino escolhido por um número cada vez maior de imigrantes em busca de oportunidades.
O perfil dos que chegam é variado. É crescente o total de sul-americanos legais ou clandestinos no Brasil, como também o de estrangeiros das mais diferentes nacionalidades, que entram como investidores individuais ou funcionários de grandes empresas.

De 2004 a 2007, houve um aumento de 51% no total novos registros de estrangeiros no país. Em 2004, a PF cadastrou 29.770 estrangeiros. Em 2007, 44.954. A PF não divulgou dados anteriores a 2004.

Quando se consideram apenas países sul-americanos, o percentual de aumento foi bem mais expressivo. Em 2004, a PF havia cadastrado 4.594 argentinos, bolivianos, uruguaios e paraguaios. Em 2007, 11.252, um aumento de 144% em quatro anos.

Segundo Paulo Sérgio Almeida, coordenador geral de Migração do Ministério do Trabalho, a nova fase de estabilidade e de crescimento da economia brasileira explica, em parte, o fenômeno.

Outros motivos citados por especialistas no tema para o aumento nos números são a desvalorização do peso argentino (destino importante de imigrantes regionais) e a decisão da Espanha de endurecer o controle de suas fronteiras, o que deslocou a rota de muitos latino-americanos para o Brasil.

Além disso, o Brasil assinou recentemente um acordo de regularização de imigrantes com a Bolívia e outro que permite que argentinos e uruguaios trabalhem no país.

Clandestinos
A imigração, no entanto, muitas vezes passa longe das vias oficiais.

Os bolivianos - que, desde o ano passado, precisam de visto para entrar na Espanha- formam o grupo mais expressivo de ilegais, com cerca de 75 mil pessoas, segundo a Pastoral do Imigrante.

Os ônibus alugados chegam lotados todos os dias aqui em São Paulo com bolivianos. Com as novas exigências da Espanha e a desvalorização do peso argentino, o Brasil passou a ser a primeira opção para muita gente", disse à BBC Brasil o paranaense Paulo Iles, coordenador do Centro de Apoio ao Migrante, criado pelo Serviço Pastoral do Migrante, ligado à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Segundo o centro, o Brasil tem, pelo menos, 600 mil imigrantes em situação irregular.

Investidores individuais
O perfil de imigrantes que o Brasil da estabilidade está atraindo inclui também investidores estrangeiros individuais de países como Itália, Espanha, Portugal e Noruega (origens por ordem de recursos investidos no Brasil).

Em 2004, foram concedidos 197 vistos para empreendedores estrangeiros, segundo o ministério do Trabalho. Em 2007, um total quase sete vezes maior: 1336 vistos.

"Em 2008, esta cifra será igual ou maior do que a de 2007", disse à BBC Brasil Paulo Sérgio Almeida, coordenador geral de Migração do Ministério do Trabalho. Segundo ele, a estabilidade da economia aumenta a previsibilidade dos negócios e torna o Brasil mais atraente para esse tipo de investidor.
Nesse caso, a contribuição do "imigrante" para a economia brasileira é clara, apesar de em pequena escala. Em 2006, esses estrangeiros investiram US$ 86 milhões no país. No ano passado, US$ 103 milhões.

"Eles investem, principalmente, em hotéis, pousadas, restaurantes ou empresas do ramo imobiliário no Nordeste brasileiro. Muitos investem também no eco-turismo", afirmou Almeida.
O ministério do Trabalho também registrou um aumento nos pedido de visto para trabalhadores em empresas estrangeiras no Brasil.

O ministério fez uma lista dos dez países que mais pediram esse tipo de visto. Em primeiro lugar, estão os Estados Unidos com 3601 vistos em 2006 e 4519 no ano passado. Em seguida, a Grã-Bretanha com 2199 em 2006 e 2474 em 2007. Logo depois, Filipinas com 1542 em 2006, com 2199 em 2006 e 2474 em 2007. Logo depois, Filipinas com 1542 em 2006 e 2120 no ano passado.

Os investimentos americanos e ingleses são registrados em diferentes setores, mas, no caso da Filipinas, tendem a se concentram no ramo do petróleo. A mesma lista dos dez mais inclui ainda Itália, França, Alemanha, Índia, Japão, China e Canadá.


Abraço

Comentários

P disse…
heheheeh. no final das contas o mundo é assim: cada coração adota o país que quer pra si!
:)
Lorena disse…
Olá. Eu estava procurando informações sobre imigração para o Canadá e encontrei esse site. Estão acontecendo palestras em várias cidades do Brasil promovidas pelo governo de Quebec, mas não pude ir na que aconteceu na minha cidade. Quando achei esse site, e vi a foto da família de vocês, eu achei linda! Passou a idéia de uma família feliz que deu certo na sua ida ao Canadá. Eu gostaria de sugerir um texto, fora do blog, contando a jornada de vocês, do Brasil ao Canadá. Eu tenho tantas dúvidas, gostaria de saber como foi, e de encher vocês de perguntas, mas sei que vocês têm mais o que fazer. De qualquer forma, fica a sugestão, e vou procurar um tempo para ler os posts antigos desde o começo, talvez eles esclareçam alguma coisa. Tudo de bom pra vocês!
Lorena
Wellington Gomes disse…
deixa um contato que tento ajudar no que for possível
abraço
g disse…
Olá Wellington

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site. São informações muito úteis para pessoas que estão iniciando o processo de imigração. Realmente sua família é linda e a história de vcs tbém!! Gostaríamos de iniciar o processo de imigração este ano ainda, vamos participar da nossa primeira palestra nas próximas semanas. Temos muitas dúvidas principalmente com relação a formação do meu marido e com relação a nossa filha que está pra chegar (descobrimos a gravidez após despertarmos para esta mudança). Caso não seja difícil pra você, como poderíamos nos comunicar?
Deus continue abençoando sua família.
Abraços!
Wellington Gomes disse…
podemos sim... deixe um contato!

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha