Moradia - aluguel


Bem, é um assunto que já foi bastante discutido, mas gostaria de falar um pouco mais sobre ele, um complemento...
Para se alugar um imóvel, você pode procurar tanto por empresas do tipo impbiliária, quanto em classificados, quanto andando pelas ruas, ou mesmo pelos sites que gostamos muito de procurar que são: Kijiji, Craigslist ou Rent Montréal, mas há muitos outros. Visite o imóvel e olhe tudo com muito cuidado, as condições em que se encontra. Muitos imóveis já vem com geladeira e fogão, mas pelo que temos visto, isto está cada vez mais raro por aqui.

Sempre verifique a calefação, que claro aqui é uma das coisas mais importantes, ouvimos muitos dizer que está incluído no aluguel, mas até o momento não vimos um só caso com esta opção, todos que vimos o pagamento é feito separado, sendo assim, coloque no seu planejamento, calefação. Este assunto deve ser discutido com o proprietário. A negociação é possível.

Todo contrato de aluguel é feito por escrito. Existe contrato padrão feito pela Régie du Logement (http://www.rdl.gouv.qc.ca/), organismo oficial responsável pela regulamentação do setor imobiliário. Duas cópias deste contrato devem ser fornecidas pelo proprietário. Geralmente é comprado em lojas do ramo, pelo proprietário. Uma destas cópias fica para o inquilino e a outra para o proprietário. Este contrato é um documento muito importante, pois você poderá irá usá-lo por exemplo para regularizar sua situação com a Carte d'Assurance Maladie.

Ao procurar imóvel, encontram-se os números 2 1/2, 3 1/2 etc. Esta notação faz referência ao número de peças do imóvel, incluindo a cozinha. O banheiro é a peça que conta 1/2. Logo, um 5 1/2 consiste em 3 quartos, cozinha, sala e banheiro, podendo variar em casos que há por exemplo, 2 salas, 2 quartos, cozinha e banheiro.

O Contrato na maioria das vezes é feito para o período de 1 ano, mas você pode tentar negociar mais que isso. Se você desejar que seu aluguel termine ao final do período do contrato, não se esqueça de enviar carta avisando, porque, pelas leis do Quebec, os aluguéis são automaticamente renovados se não houver aviso por escrito. Isto vale tanto para o inquilino, quanto para o proprietário. A carta enviada deve ser registrada. Para o aluguel de 1 ano, a carta deve ser enviada 3 meses antes do término do contrato. Para aluguel inferior a 12 meses, você deve enviar a carta 1 ou 2 meses antes do término do contrato. Se o inquilino receber carta do proprietário propondo mudanças no contrato (ex: aumento de aluguel, obras etc.), ele tem um mês a partir da data de recebimento para responder. Se não houver resposta, é porque o inquilino concordou com as alterações propostas. Antes de assinar o contrato, não se esqueça de verificar:

- se o prédio tem regras e, se as tiver, peça uma cópia;
- tudo o que está incluído no aluguel (eletricidade, água, calefação, fogão, geladeira etc.) e tenha certeza de que o proprietário escreveu o que está incluído na seção de cláusula adicional. Todo o extra que for combinado deve estar escrito no contrato, como por exemplo, quem vai tirar a neve. (esta eu me livrei).
- pergunte tudo o que você tem que pagar.
Outro detalhe, todo conserto no apartamento chame o proprietário, a responsabilidade é dele, caso você tente consertar algo e estrague mais ainda, você terá que pagar e pagar CARO!

Nós por exemplo temos que pagar a água, luz, calefação e aluguel (claro!).

Estas são nossas experiências com a ajuda de algumas pesquisas que fizemos na internet.

Além deste post, postamos um outro assim que mudamos, no seguinte link http://wellsuzcanada.blogspot.com/2008/06/srie-moradia.html#links, que poderá complementar outras informações, inclusive com fotos da nossa rua.
abraço

Comentários

Thaís disse…
Obrigada pelas informações.
Estamos com saudades de vocês.
Grande abraço.
Thaís e Pedro.

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha