Francisação

Outra questão que é importante para sua adaptação no Québec, é a francisação.
Dependendo da época que você chegar, você pode não encontrar vaga na francisação oferecida gratuitamente pelo governo do Québec. Nós chegamos em 18/Maio e somente agora dia 19/Agosto a Suzel conseguiu entrar na francisação, tá certo que o governo a encaminhou para uma outra escola de verão, mas coisa de duas vezes por semana, o que não ajudou muito na língua em si, mas em dicas dadas pela professora sim.

Uma russa (que veio da Rússia... hehehehe), que está na mesma sala que a Suzel, ainda não recebeu confirmação da francisação, e segundo ela não consegue arrumar emprego por falta do francês e o dinheiro está acabando.

Creio que deve ser interessante incluir nos planejamentos a possibilidade de ter que esperar mais tempo que o normal para fazer a francisação, uma maneira melhor de evitar problemas com isso é vir com um francês melhor.

Nossos amigos Alexandre e Valéria, de alguma maneira que ainda não descobri, conseguiram saber a data que começaria a francisação em Gatineau, e anteciparam sua chegada para tentar ainda participar do grupo de francisação e conseguiram.

Então não pense que já irá chegar estudando, pois o processo é demorado e a demanda está grande. Tudo depende da cidade, do nível, da data de chegada, e da data de entrada no pedido de francisação.


abraço

Comentários

Valéria disse…
Olá amigo,

Tudo bem?
Nós descobrimos a data do inicio da francisaçao aqui, pois os nossos amigos aqui Lú e Paulo que faziam a francisaçao já sabiam da data do inicio da próxima turma, então nos arrumamos pra chegar antes do inicio e conseguimos a vaga nos últimos minutos do segundo tempo.
Espero que a Suzel tenha muita sorte no seu curso.
Ah! Temos novidades!
O Alex arrumou um emprego, mas depois nos te contamos os detalhes estamos numa correria louca aqui, com inicio das aulas dos meninos.

Um grande abraço,

Valéria
O casal disse…
mais uma vez, ótima dica!

Eu vi um casal, o blog da Amanda e Franklin, não sei se vc conhece, eles fizeram francês pago, mas um curso meio q subsidiado pelo governo... se bem me lembro, tem no blog deles, era algo em torno de 40-50 dolares por semestre... bem em conta.. isso em ville de québec.. não sei se tem algo do tipo em montréal.

Abraços!
João.
Falando em francisaçao...estou amaaaaaaaando! Está, por incrível que isso possa parecer, me surpreendendo.
Também, só consegui agora e cheguei no dia primeiro de maio. Fiz um outro curso, enquanto isso.

Abraços

Postagens mais visitadas deste blog

Imigração - Propaganda

Desafio da Coruja Vermelha

Estudando Medicina no Canadá