Chegada à Montréal - Landing

Chegamos... mortos de cansados, mas chegamos...

A cidade de Montréal é linda, linda mesmo!!! em próximo post, vamos postar algumas fotos.

Antes algumas dicas:

1) Pelo que ouvi de alguns que já chegaram é melhor fazer o Landing por Montréal do que por Toronto (abaixo explico porque);

2) se forem passar pelos EUA antes, planejem bem os horários dos vôos e quanto menos malas levar melhor, se vier direto melhor; Nós cansamos muito por causa das malas e dos horários dos vôos que escolhemos;

3) Antes de virem pra cá, descansem bastante, aqui vai ser correria mesmo, e você vai precisar de muita força pra carregar tanta mala;

4) se não tiver quem te pegue no aeroporto, aconselho alugar um carro com GPS;


Vamos ao Landing:


Logo que chegamos saímos do avião e fomos direto para a área de imigração, esta área é bem longe de onde desembarcamos, com várias malas de mão e as crianças bem cansadas, ficamos preocupados, nisso fomos abençoados novamente, pois passa um "Monsier" (isso dentro do aeroporto), com aqueles carrinhos (parecidos com os de golf só que maior), e pergunta: - Want a Ride? (quer uma carona?) hehehehehhehe... perguntei: - it's free?, ele respondeu: sure! oooopaaaaaaaaaaa... ele nos deixou na fila da imigração, que estava bem vazia.


No primeiro guichê, eles apenas conferiram os dados do passaporte e nos encaminharam para a imigração de fato.


A mulher nos atendeu com um Good Morning/Bonjour, respondi os 2 também... kkkkkkkkkkk

ela perguntou se preferia inglês ou francês, eu disse que poderíamos fazer uma melange dos dois, ela concordou... heheheheheheheh.


Pegou meus formulários que foram emitidos pelo consulado no Brasil, os passaportes e perguntou se já tinha endereço, respondi que sim... assinamos os documentos, e ela disse que era para buscarmos as malas (8 malonas) e voltar que tudo estaria pronto.


Pegamos as malas e voltamos ao guichê, ela nos entregou os passaportes com um documento de residente permanente provisório e disse que os definitivos chegariam pelo correio em 4 semanas, até então estava me achando o poliglota, pois o francês da mulher estava impecável e eu conseguindo falar tudo. Ela então disse para irmos para outro guichê (e aí está a diferença entre Toronto e Montréal).


O próximo guichê era o guichê da imigração do Québec... isso mesmo, separado!!!!

Nos atendeu outra "Madame", que com um francês lindo de entender, já marcou meu "rendezvous" para tirar o Carte d'Assurance Maladie, me encaminhou para a questão fiscal (em relação às crianças), e que reberíamos os cheques go governo federal e do Québec pelos filhos (pelo menos foi o que entendi - 2 cheques)... Já saí de lá com os envelopes para tirar o NAS encaminhados, o encontro para o seguro saúde marcado, e este outro das crianças encaminhado.


Segundo algumas pessoas que me falaram sobre o Landing em Toronto, a maioria destes documentos eram entregues depois que fosse procurado a imigração, ou seja, por Toronto, não tem a imigração do Québec.


Depois disso pensei que estava tudo acabado, pois estava morto de fome, fui encaminhado para outra área de imigração, onde perguntaram sobre os bens que estava levando, os que iria levar depois e o dinheiro que estava portando, aqui entra alguns detalhes que me surpreenderam (negativamente, pois pegamos informações erradas), então vou por partes:


1) Formulários: Os formulários que estão levando, sugiro para agilizar, levar em duas cópias, tanto o formulário dos bens que estão entrando junto vom você, quanto o formulários com a relação dos bens que viram depois, conforme abaixo:
Formulário B4 - (Em inglês) http://www.cbsa-asfc.gc.ca/E/pbg/cf/b4/ -Personal effects accounting document
Formulário B4 - (Em francês) http://www.cbsa-asfc.gc.ca/F/pbg/cf/b4/ -Document de déclaration en détail des effets personnels
Formulário B4A - (Inglês e Francês) http://www.cbsa-asfc.gc.ca/E/pbg/cf/b4a/-asfc.gc.ca/E/pbg/cf/b4a/ - Document de déclaration en détail deseffets personnels(liste des marchandises importées)/ Personal EffectsAccounting Document (list of goods imported)

2) Dinheiro: Ao contrário do que alguns pensam, o valor para entrada nos EUA e no Canadá, sem precisar declarar, não é de US$ 10.000 por pessoa, e sim US$ ou CAD 10.000,00 por FAMÏLIA. Isso quase me causou problemas.

3) Se você está trazendo Travelers Checks, traga os comprovantes de compra (com cópia), isso vai agilizar sua entrada. A agente de imigração, conta cada nota e faz a anotação dos documentos e te entrega uma cópia;

Os valores em dinheiro serão solicitados tanto no primeiro guichê, quanto no último que ainda será contado nota a nota.

Já aí comecei a ter problemas com o Francês, e vi que não estava com a corda toda... Tive dificuldades para alugar o carro e para comprar meu celular. Depois vou postar algo exclusivo pros meus amigos Rogério e Luciane (vcs são 10), que foram amigos demais para nós, nos recebendo e nos ajudando nisso.


Bom, nosso Landing foi isso tudo... estou devendo alguns posts, mas assim que tiver um tempinho posto todos.


Comentários

Ismael Oliveira disse…
É isso aí meus amigos!!!
Parabéns pela chegada.....
Agora que a nova vida começa de verdade!!!
Boa sorte pra vcs todos!!

Grande beijo!!!
Well ou Suzel,

Vocês sabem dizer se há algum problema em levar dólares comprados por outras pessoas? Por exemplo: levar X dólares canadenses em travellers, assinados por mim mesmo, porém com o comprovante de compra em nome de outra pessoa.

Obrigado,

Emmanuel e Katarina
Wellington Gomes disse…
Emmanuel,

Os travelers estão em nome de outra pessoa é isso? Olha só, não sei muito bem, mas te aconselho a ligar pra empresa que emitiu os travelers (provavelmente a amex) e perguntar a eles, para vc não ter problemas quando chegar aqui....
abraço

Wellington
Paola disse…
otimo post wellington!! agora estamos nos organizando para a partida, aterrissamos em montreal no fim de agosto e este post chegou na hora certa. obrigada!
a proposito, que bairros vc aconselharia em montreal? e nas cidades satelites da ilha?
obrigada, paola

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha