3 Anos de Canadá
Como passa rápido o tempo... Em Agosto estaremos dando entrada no nosso processo de cidadania, pois precisamos de ter 1095 dias completos (os dias fora do Canadá são descontados).
Foram 3 anos muito intensos, muitas lutas, muitas coisas que não passei no Brasil, passei aqui. Mas mesmo com as muitas lutas que tivemos não nos sentimos que devemos voltar. Sentimos falta de nossos amigos e familiares, mas eles fazem um grande esforço para nos visitar, não perderem a comunicação conosco e isso nos tem dado força.
Seguem meus comentários sobre alguns pontos que normalmente vemos que mais assustam os que estão chegando:
FRIO
O frio para nós foi uma boa surpresa, como já comentei em posts anteriores, nos adaptamos bem, mas enjoa, este ano por exemplo o frio tá demorando passar. Cada inverno (total de 3 até agora) foi diferente um do outro, mais neve, menos ou mais frio, etc. Uma boa roupa resolve seu dia a dia com o frio. Mas, enjoa mesmo heheheheheh.
EMPREGO
Se eu me pegar como exemplo, desanimo muita gente, não tenho mais uma área definida para trabalhar, não consigo mais estudar (chega!), mas isso não deveria ser motivo de desânimo, pois se eu consegui emprego, qualquer um consegue, então, talvez não consiga o emprego dos seus sonhos no começo (e provavelmente não irá), mas com o tempo você vai entendo o mercado e pode exigir dele um pouco mais. Mas não pensei que vá chegar aqui e já ser gerente e ganhar o que ganhava no Brasil, imigrar é dar um passo para trás, para depois de algum tempo dar passos para frente.
LÍNGUA
Isso depende da pessoa e do lugar. Crianças são esponjas e aprendem tudo rápido. Mas vir para Montreal é diferente, pois você vai aprender duas línguas ao mesmo tempo. A cidade é estremamente bilíngue, ou seja, você aprenderia inglês mais rápido em Toronto e francês mais rápido em Ville de Quebec por exemplo, pois estaria concentrado em uma delas de cada vez. Mas para as crianças Montreal neste quesito é fantástico, pois elas aprendem as duas muito rápido e o futuro com 3 línguas promete. Pra nós adultos com outras preocupações demora um pouco mais. Talvez os solteiros tenham uma rapidez maior também, pois não falarão português em casa, mas para quem tem filhos, falar português em casa é essencial se quiserem mantê-los falando nossa língua materna.
MORADIA
Não tente resolver seu problema de moradia no Brasil, chegue aqui com tempo, alugue algo provisório e pessoalmente visite os lugares que pesquisou, há aptos e casas para todos os gostos, mas é preciso vivenciar e ver o que está locando pessoalmente, para não se arrepender, o que pode acontecer muito facilmente. Não vá na onda do apto perto de metrô, que o frio também não é assustador assim como comentei acima. Há ônibus aquecidos por toda a parte também que te levam ao metrô.
O seu local de moradia depende de cada um, se tem filhos não é legal morar no centro, se é solteiro é legal.
SAUDADE DA FAMÍLIA E AMIGOS
Este foi o tópico que eu (Wellington) menos me preocupei no início, hoje é o que mais dá trabalho para administrar, pois não há uma solução definitiva para este quesito. Então quem for mais sensível mais vai sofrer.
Há pra mim dois posts que resumem bem o "imigrar":
No mais pra mim, a experiência tem sido positiva, mas ainda há muitas coisas a alcançar. Desistir nunca, retroceder jamais, o que não quer dizer que voltar ao Brasil seja retroceder ou desistir, pois estamos debaixo da vontade de Deus, mas não é uma coisa que passa nem de perto pelas nossas mentes.
abraço
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Filipenses 4:11
Comentários
Obrigada!!
invistam na língua, abraço!
Estamos ainda engatinhando no processo. Estamos estudando francês, e enviaremos os formulários agora esta semana. Queremos muito conhecer vcs em Montreal, cidade que tb. escolhemos para viver.
Abçsss
fiquem com deus!
paola
abraço;
http://meetyoutherecanada.blogspot.com/
Bjs
Vc vê como opiniões são diferentes,sem discordar com a sua,pra mim e minha família morar em região central é bem legal e de preferiencia colada ao metrô!! Mas nem tanto pelo frio,mas simplesmente pq amo esse meio de transporte. Nosso carro só sai pra passeios em fins de semana,viagens e supermercados,rsrs.. mas cada um com seu cada um.
Estamos indo agora para nossa ''missão Sept Îles'',não sei se viu no blog...estamos numa fase ainda mais saudosa e apaixonada por Montreal,rsrs..
Bom, deixo um abraço pra vcs e votos de mais sucesso e realizações por aquí.
Patricia.
Depois pesquise no google "Cours Lancement d'entreprise".
abraço
Rafaela do Bruno.
Estive na sua casa com a Dani (minha esposa) em fevereiro qdo estivemos no Canadá. Te mandei um e-mail no brcanada, vc recebeu?
P.S. Muito bom o blog, parabéns!!
Parabéns pelos 3 anos a você e sua família!
Doug
http://jornadaparaonorte.blogspot.com
Abraços e que venha logo o processo de cidadania!
Fernanda
Muito obrigado pela força que você sempre dá a TODOS da lista!!
Espero SINCERAMENTE que consiga alcançar seus objetivos profissionais da mesma forma que aqui no Brasil.
Abração,
Marcelo Pellicano, Liv Chamma e Khalid.
Amigo preciso de umas dicas sobre a questão da imigração será que você pode me ajudar com sua experiência??
Att. Luiz
meu msn é:eldermarcelino82@hotmail.com