Processo de Imigração do Quebec - Mudança


É pessoal, demorou mas aconteceu... A partir desta segunda feira (05/12/2011) o processo de imigração do Quebec teve uma mudança significativa. Já estava previsto na verdade... veja aqui.

A comprovação do francês (e do inglês também) será feita através de provas de conhecimento de línguas do tipo:
  • Test d'évaluation du français adapté pour le Québec - TEFAQ
  • Test de connaissance du français pour le Québec - TCFQ
  • Test d'évaluation du français - TEF
  • Diplôme d'études en langue française - DELF
  • Diplôme approfondi de langue française - DALF

Para aqueles que travam na pressão da entrevista a notícia é muito boa, mas o que será avaliado é a compreensão e expressão oral, ou seja, vai ter que falar pro avaliador do mesmo jeito. Para aqueles com pouco francês que tentariam "convencer" o entrevistador, não é nem de perto uma boa notícia.

A notícia oficial vocês podem ler aqui.

Então, não adianta mais só estudar as possíveis perguntas, muitos achavam perda de tempo estudar apenas as perguntas (que correm aí pela internet), mas eu sempre diz que se alguém estava apto a respondê-las com entendimento, se sairia muito bem na entrevista. Agora é estudar mais mesmo.

Basta saber agora se eles trocaram as provas pela entrevista ou se teremos os dois, pois além de avaliar o francês a entrevista também serve para autenticar os documentos enviados.

Outro detalhe: Na entrevista o assunto é bem direcionado para os documentos, o que você vai fazer no Quebec, etc... Na prova pode surgir qualquer assunto e a conversação será desenvolvida em um ou vários assuntos específicos.

No geral é bom para quem chega por aqui, pois virá mais bem preparado.

Deixem os posts com suas opiniões sobre este assunto, lembro a todos a sempre lerem os comentários deixados, pois são muito ricos e cheios de novas informações.

abraço

Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações.  Provérbios 21:2


Comentários

Unknown disse…
Olá!!

Acho que as mudanças são positivas para aqueles que pretendem se inserir mais rapidamente no mercado de trabalho québécois, porque estarão, com certeza, melhor preparados.

Mas para os ansiosos (como nós...rsrs) e para aqueles que não tem um nível aceitável do idioma, será mais "dolorido", pois o tempo de estudo do francês irá aumentar consideravelmente, uma vez que terão de se preparar mais para estes exames.

Ainda bem que já mandamos nosso dossier em setembro/2011...

Parabéns pelo blog!! Acompanho sempre e me ajuda muito..

Abraço,
Rafa
Anônimo disse…
Olá,
Nós estamos na turma que ainda não mandou, estávamos preparando pra enviar os documentos ainda na primeira quinzena de dezembro e agora vamos ter que adiar um pouco...é claro que é meio frustrante, não pelo teste em si, mas pelo adiamento dos planos.
Nós, a principio vamos fazer apenas o teste de francês, pois pontuação é maior, aqui em nossa cidade o teste é só em fevereiro, como estaremos de féria em janeiro, vamos estudar muito!
Um abraço
Luciana
Unknown disse…
Tenho certeza que as mudanças são boas. Não fariam nada que prejudicasse as pessoas que estão interessadas em uma nova vida no Canadá. Se iso veio é porque vai com certeza ajudar a todos.

Abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha