Segundo Passo: Cultura


O primeiro passo a ser dado depois que chegamos no Canadá é realmente ficar fluente na língua, tanto na fala quanto no ouvir (acredite são bem diferentes, um pode vir bem antes que o outro).

O segundo passo é conseguir entender a cultura desse povo, entender a cabeça deles, e essa parte não é fácil.

Conhecer os costumes, comida, gostos, etc... é bem fácil... Mas entender a cabeça desse povo é complicado, saber quando estão brincando, quando estão falando sério, quando estão sendo sarcásticos é complicado, podemos por muitas vezes achar que o indivíduo estava brincando numa frase que foi dita, mas na verdade ele estava mesmo era enfiando a faca... heheheheh

Então passo 2: entender a cultura (cabeça do quebecois, que é bem diferente da do canadense do resto do Canadá).

Muitas vezes uma frase seguida de um sorriso não quer dizer exatamente que ele está brincando, pode estar dando uma bronca bem sutil, deixando no ar alguma coisa. Aqui realmente aquele ditado, "toda brincadeira tem um fundinho de verdade", é pra valer.

Mas lembrem-se toda regra tem sua exceção, é uma questão cultural e não pessoal, nós é que temos que entender e respeitar, muitos não gostam da nossa cultura brasileira, talvez por isso exista a tal "experiência canadense", conforme post anterior.

abraço

O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. Provérbios 18:15

Comentários

Filipe Moreira disse…
O impacto cultural sempre é uma grande barreira.

Neste caso devemos ser ainda mais abertos a novos conhecimentos e as diferenças.

Pode ser algo divertido ou difícil, depende bastante dos custumes e padrões aqui e a capacidade de lidar com essas coisas.

Abraços!
Olá, tudo bem?
Eu tenho pouco contato com os quebequenses do meu trabalho, mas mesmo assim eu sou reticente quando tenho contato com pessoas de outras nacionalidades. Como sempre são culturas diferentes, podem surgir desavenças. Evito fazer brincadeiras, e escuto muito mais do que falo para poder perceber as sutilezas da forma de falar e agir das pessoas.
Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha