Permis de Conduire - Nova Lei


Pois é meus amigos, publiquei aqui em 29/12/2009 sobre a nova lei da carteira de motorista, e o Daniel Dantas me chamou a atenção para a seguinte informação (veja aqui) no site do SAAQ, até então pensávamos que o imigrante teria que esperar 12 meses para adquirir a carteira de motorista aqui no Quebec, então fui investigar, pois se fosse isso mesmo, ia ser um grande problema para quem quisesse dirigir depois de 3 meses aqui (período válido para a carteira de motorista estrangeira).

Na verdade este texto quer dizer que o novo imigrante tem 12 meses, 1 ano, 365 dias, para solicitar a sua permit de conduire do Quebec, utilizando a carteira estrangeira para começar já com a experiência daqui, ou seja, não começar do zero. Após 12 meses, se não providenciar a carteira, terá que começar do zero mesmo, dirigir somente com alguém do lado e outros pontos.

Mas a nova lei que vigora, conforme publiquei aqui, já vale, ou seja, zero de álcool e somente 4 pontos para não perder a carteira (15 é o normal).

Outro detalhe que eu não sabia, mesmo quem deu entrada na carteira de motorista antes da nova lei e tinha menos de 25 anos, está dentro desta regra dos 4 pontos e blá blá blá...

Então, eu já havia dito que é muito importante tirar logo a carteira quando se chega aqui, mesmo quem não pretende dirigir, pois é um importante documento de identificação com endereço, agora ainda mais, senão, vai ter que pegar (e pagar) auto-escola, dirigir com alguém habilitado do seu lado durante 1 ano, não dirigir em auto-route durante 1 ano e outras limitações (se não me engano é 1 ano mesmo.

abraço

Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria. Samos 68:3

Comentários

Flavio Freitas disse…
Well, acho que o seu texto ainda está confuso, podendo gerar dúvidas do pessoal.
Existem TRÊS carteiras diferentes:
- Aprendiz : você recebe essa carteira depois que faz a prova teórica e você precisa de alguém com carteira quebecois há mais de dois anos no banco do lado.
- Probatória: Recebe depois que passar na prova prática. Essa carteira dura 2 anos, voce PODE dirigir sozinho, mas a pontuaçao é reduzida. Um imigrante que faz UMA TRANSFERÊNCIA de carteira (nós, p. ex.) NAO recebemos essa carteira, pois pulamos essa fase.
- Definitiva: É a carteira tradicional com 15 pontos de demérito.

Além do nível de álcool no sangue, o que mudou é que, agora você pode pedir uma transferência de carteira até um ano após sua chegada. Antes eram apenas 6 meses.

[][]
Flavio
Guigo e Ilsa disse…
Olá Well e Suzel,
Minha lição diária de Québec é ler o blog de vcs. Estamos aguardando o pedido de exames médicos e pretendemos viajar para Gatineau no final de abril ou começo de maio. Uma pergunta surgiu e eu não obtive uma resposta segura a respeito, veja se vcs respondem: Sabemos que o governo dá uma ajuda de custo por cada filho. A primeira informação que tivemos é que essa ajuda é até os filhos completarem 18 anos. Outro dia alguém falou que era apenas por um ano (o primeiro ano da família no Québec) para cada filho menor de 18 anos. Qual das informações está correta? Vcs já vão fazer 2 anos em maio que estão em Montreal e têm filhos, por isso estou perguntando. Obrigada por todas as informações preciosas e bem humoradas que vcs colocam no blog. Por favor, não esmoreçam, vcs estão ajudando muita gente. Um abraço, Ilsa e Guigo (ilsalima@gmail.com) ou (http://guigoetilsa.blogspot.com)

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha