1 Ano - Balanço


Hoje fazem exatos 12 meses que estamos no Canadá. Tô com uma preguiça só, de fazer um balanço de tudo, então vou ser bem resumido nos principais tópicos que a gente passou aqui e quem quiser detalhes, pode mandar um comentário que respondo rapidinho, não esquece do e-mail senão não tenho como responder:

Frio
Tiramos de letra, acho que passaram tanto meo na gente que até hoje estamos esperando o inverno rigoroso, o chato é so verglas e o sol se pondo às 16:30;

Emprego
Com a crise as vagas cairam um pouco, mas ainda vemos muitas vagas nos jornais, sites e nas redes de relacionamento, tem que saber procurar, aconselho ler o blog do Rogério e Luciane que tem uns tópicos bem legais sobre emprego.

Moradia
Somos suspeitos, mas amamos onde moramos, LaSalle, principalmente pra nós que temos crianças. Achamos com facilidade médico de família, Escola boa, esporte para as crianças e tem muito comércio.

Língua
As crianças já estão praticamente fluentes, mas nós ainda temos um pouco de dificuldade, conseguimos nos comunicar bem, mas ainda falta fluência, o problema é que em Montreal falamos o bilinguismo também.

Transporte
Funciona maravilhosamente bem, a integração ônibus/metrô é muito boa e barata (68,50$ por mês). o Transito às vezes é que é chato para quem tem carro.

Conforto
Não temos aqui muitos confortos que tínhamos no Brasil (arrumadeira, faxineira, lavadeira), quanto mais "eiras" você tiver, mais difícil será aqui, e é o que faz a vida aqui ser corrida.

Adaptação
Mas neste 1 ano que estamos aqui, podemos ver que não dá pra viver a experiência do outro, sempre um caso é particularmente diferente do outro, alguns se adaptam maravilhosamente bem, no outro extremo é um desastre total. Nós estamos nos adaptando bem, mas não tem sido fácil.

As crianças se adaptaram bem, mas sentem muita falta dos amigos no Brasil. Nós estamos sentindo muita falta da igreja, mas sempre estamos em contato com o voip. E este ano vamos receber visitas do Brasil.

Para quem tem criança pequena ainda, creio que é mais difícil mesmo, procurar garderie, insegurança, etc.

Agradecemos aos nossos parentes, amigos, aos nossos irmãos que tem nos coberto em oração e todos àqueles que estão torcendo por nós aqui. Àqueles que nos receberam muito bem aqui, Rogério e Luciane, David e Ana Cláudia, aos amigos que fizemos aqui, Alex e Roberta, Sônia (que já estão longe) e muitos outros de Toronto, Ville de Québec, Gatineau, Laval, Boston, Leominster e por aí vai, Cada um de todos que deixamos e conhecemos aqui tem um lugar super especial no nosso coração.

abraço

Comentários

LiliX disse…
PARABENS!!!
LA LA LAAAAAAAA!
:)
Taty disse…
ai, parabéns pela conquista... nossa eu acho que é ruim ir sozinho, o ideal é ir em casal.. mas ir com os filhotes é uma MEGA responsa mesmo... mas acho que vcs estão tirando de letra... parabéns.... beijocas
nusssaaaa....como o tempo passa rápido!!!
parece que foi ontem que vocês foram embora....

Abraços!!!
Bianca e Josafá
Lu disse…
Oie gente!!!
Pois é então se passaram 1 ano...eu estou pasme!!! Eu acho que este início é assim mesmo, não vemos o tempo passar. Mas acredito que já estão bem adaptados. O único problema que vejo e que é para todos, é a saudade da família, amigos, igreja e das "eiras"... Mas tudo ao seu tempo não é ? Desejo muito sucesso para vocês, e com fé alcaçamos o que desejamos.
Um grande abraço

Lu
Parabéns amigos e fico feliz.
Apenas não entendi uma coisa: Por que vc acha difícil para quem tem crianças pequenas? qual o problemas nas garderies, elas são inseguras??? Me responda por favor e obrigada. Meu email é cristinaprteixeira@hotmail.com
Déia disse…
Parabéns e obrigado por dividir a experiencia de vcs conosco, sempre nos ajudando com uma dúvida ou outra.
Valeu e que venha outros anos de superação e sucesso.
Abçs,

Andreia e Dmitri

Postagens mais visitadas deste blog

Imigração - Propaganda

Desafio da Coruja Vermelha

Estudando Medicina no Canadá