Eua x Canadá - Brasil x Colômbia

O título do post vocês vão entender no final, tratam-se de dois assuntos diferentes...

Se você não conhece o Canadá ainda e tem uma visão de um país super estruturado como os Estados Unidos por exemplo, vai tirando seu cavalinho a chuva, pois não é bem assim (mas também não é comparado ao que conhecemos):


No final de semana passada, estivemos num retiro com a igreja nos EUA, a 4 horas de carro de Montréal (foi muito bom e edificante para nós). O casal Feijão com Arroz (Fabiano e Michelle) nos acompanharam (e foi muito bom! obrigado pela companhia), Na volta viemos prestando atenção na rodovia dos Estados Unidos, tudo bem arrumado, pista com asfalto bom e bem sinalizada. Quando entramos no Canadá, a pista cheia de rachaduras e ondulações e até mesmo a paisagem muda.


Às vezes assistindo filmes temos a impressão de que tudo está no lugar, tudo bem bonito e limpo, mas não é bem assim não... Inclusive o Fabiano falou uma coisa que eu depois de pensar um pouco, concordei com ele, que Montréal parou no tempo, parou nos anos 70-80, onde as pessoas ainda se vestem como naquela época... e o metrô tem pneu ainda (apesar da promessa de mudanças), parece que a mentalidade das pessoas também parou no tempo. Na McGill, uma universidade mundialmente conhecida aqui, tive aulas com toca fitas (k7) e vídeo-cassete (VHS), isso mesmo... que decepção batman....


Mas a verdade é que no Canadá ainda vemos lugares que não são tão bonitos assim. Isso no início me decepcionou um pouco, pois tinha outra visão (abstrata) de um Canadá super limpo e cheio de detalhes nas calçadas e jardins da cidade, bem arborizado, cheio de jardins e limpeza. Sim é bonito, mas há lugares muito mais bonitos até mesmo no Brasil. Talvez Vancouver, seja mais pitoresca. Quando você vai em Orlando, Boston e outras cidades nos EUA e você chega aqui, pensa (eu pensava) que vai ver algo melhor ou pelo menos no mesmo nível. Mas a realidade é outra. Minha decepção maior foi Toronto, mas ainda voltarei para ter uma visão melhor da cidade.


Então, não pense que aqui é a imagem dos sonhos, é bonito, mas o Brasil não perde muito não em relação à arborização, paisagismo e ruas (em relação às estradas já sabemos que perde feio mesmo), mas as estradas do Canadá em relação aos EUA, estão na mesma proporção, Canadá x Brasil.


Talvez esteja exagerando, mas creio que tenho motivos suficientes para dizer isso, pois conheci os 3 lados. heheheheh... Lembrando claro, que estou falando única e exclusivamente em relação às estradas e algumas estruturas, não no geral. Ainda prefiro morar no Canadá aos EUA.


Mudando de assunto, semana passada também fomos assistir ao FEDCUP, torneio de tênis em equipes onde estavam participando Brasil, Canadá, Colômbia, Paraguai e outros países das américas. Estivemos lá e pudemos matar um pouquinho da saudade do Brasil, tirando fotos com as meninas do Brasil, e torcendo muito... perdemos pra Colômbia, mas ganhamos na torcida apesar de estarmos em menor número... ehheheheheheh... Parabéns Brasil que jogou com muita raça.







abraço

Comentários

Concordo com número, gênero e grau, as estradas e ruas de Montreal, são lamentáveis. Outro dia mesmo, indo para o centro, pela 15 eu cai em um buraco que deu até dó do pneu, fiquei preocupado de ter entortado a roda, mas ainda bem que não aconteceu nada. Ouvi falar, que as ruas aqui de Montreal e as estradas do Quebec são mal construídas, pois não existe concorrência, apenas uma empresa é a responsável pela manutenção e propositalmente remenda ano após ano para que sempre tenha trabalho a fazer.

O mais engraçado, foi quando chegamos aqui ano passado, a cidade toda estava em obras, ruas sendo recapeadas, novo asfalto, logo pensamos: “Ótimo, ruas e estradas lisinhas, perfeitas”, mas passado esse período, caímos na realidade.

E por fim, as faixas que dividem as pistas quase não são tão mal pintadas que quase não conseguimos identificar onde fica uma pista e outra.

Abcs.

RCM
Daniel/Iolanda disse…
Óla Well e Suzel.

Meu nome é Daniel e minha esposa Iolanda.
Eu sou Peruano e ela Brasileira.
Temos 3 filhos: Pablo 9, Alejandra 3 e Juan 1=Brasileirinhos
Eu sou Farmacêutico e a patroa já foi Secretaria. Agora ela cuida da filharada.
Eu moro aquí há 20 anos.
Temos muita vontade de morar no Canadá por causa da qualidade de vida e econômica para todos.
Meu maior receio é a idade pq tenho 44 anos. No Brasil quem passa dos 40 não tem muitas chances. Gostaria de saber como esto é visto no Canadá e o mercado de trabalho para essa profissão como anda com a questão da crise mundial.
Depois, farei outras perguntas. Por favor, me dêem uma orientação.

Daniel

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha