Imigração EUA - TI - Parte I
Não, não virei a casaca não, estou ajudando um amigo a divulgar. Ele passou por este processo e quer ajudar outros, me pediu que divulgasse aqui para os interessados, para documentar e poder encontrar tudo num só lugar. Como o título diz, é um post pro pessoal de TI. Todo redigido pelo meu amigo e irmão Marcelo Braga:
segue:
by Marcelo Braga:
Primeiro, vou falar do mercado de forma geral. Depois vou falar específico para os brasileiros e outros estrangeiros.
O mercado de TI aqui nos EUA continua muito amplo e, mesmo com toda essa crise, as vagas e oportunidades não param. Isso pode ser verificado pelo site de maior renome e utilidade para os profissionais de TI, que é o monster.com (já fica aí uma dica).
Mas como sempre, existem mais vagas para o pessoal de desenvolvimento do que para os de infra-estrutura. Mas isso já é esperado, uma vez que os desenvolvedores possuem projetos com menor prazo de duração enquanto nós de Infra geralmente possuímos uma posição mais estável e permanente na maior parte das empresa. Claro que tem aindo o espaço de consultoria (no qual eu estou), no qual temos um projeto, as vezes de migração, as vezes de implementação e suporte etc... O fato é que tem muito espaço ainda por aqui.
Os salários são bons, e para a área de Infra variam de 50.000 à 130.000 anuais (em dólares). Mas peraí, tem diferença entre Americanos e estragengeiros...
Há uma grande diferença no mercado para os que possuem cidadania americana e os que não possuem. Existem muitas vagas que já indicam que o profissional precisa ser cidadão e/ou possuir o GreenCard (Visto permanente).
Aqui para as contratações no Governo, de postos especializados de TI, existe o que eles chamam de "Clearance", que são os níveis de acesso de segurança (Secret, Top-Secret...) que uma pessoa pode ter, e isso só é válido para cidadões Americanos.
Para os estrangeiros e sem visto permanente, ou seja, apenas o visto de trabalho assim como o meu caso (Visto H1B), as oportunidades não são ilimitadas. Precisamos estar contratado por uma empresa americana e as vagas precisam suportar Contratos (tipo terceirização). Mas mesmo assim os salários podem variar entre 50.000 à 80.000 dólares/ano.
Para essa vagas de Visto H1B, o profissional precisa ter um diploma de Bacharel (mínimo 4 anos) em alguma área de TI e grande experiência naquilo que atua, pois se trata de um visto para alguém que é bem qualificado e que tem espaço ainda não muito suprido no mercado Americano.
Quanto ao processo, iremos postar em breve.
Comentários
Então, indiquei vocês para uma "meme", passem lá no Juba e Dea.
abraçossss
dea
Um abraço a tous!
De fato há ótimas vagas, mas depende da qualificação de cada um. Por exemplo: Existe ótimas vagas e com excelentes salários para quem é expert em VMware ESX. E estamos falando de infraestrutura...