Travel Document
Uma coisa que tenho visto muitos imigrantes fazerem, é dar entrada no Canadá e voltar ao Brasil... Alguns fazem isso pois o planejamento mudou no Brasil, outros por problemas ocorridos e terem que adiar a vinda, mas precisam vir dar entrada para não perderem o direito da primeira entrada e recebimento dos documentos.
Como já comentamos, o PR Card, que é o documento que te dá direito de entrar no país após a primeira vez (não mais o visto do passaporte, que é cancelado na entrada), chega depois de 30 a 40 dias da entrada. Mas temos visto muitas pessoas terem problemas com o documento por causa da foto. Já presenciamos 7 casos, em que o documento não chegou e quando essas pessoas ligaram para saber o que havia acontecido: Problemas na foto. Sendo assim a pessoa vai pessoalmente ao escritório da imigração para tirar nova foto.
Destes 7 casos que vimos, 6 voltaram ao Brasil sem o PR Card... Então para entrarem novamente, eles precisaram (ou precisarão) solicitar outro visto de entrada chamado: "Travel Document", emitido pelo consulado do Canadá em São Paulo (no caso do Brasil). Eis abaixo o e-mail do consulado à um amigo nosso explicando como tirar o Travel Document.
O Chato é ir à SP (para quem não mora lá) ou pagar mais sedex e nova taxa.... segue:
-------------------------------------------------
O "travel document", é um documento destinado aos residentes permanentes no Canadá que continuam cumprindo as exigências de residência permanente, mas que por alguma razão não têm o cartão de residência permanente (PR card).
No link a seguir você poderá encontrar o formulário e informações sobre este tipo de visto: http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/travel.asp
Não é necessário agendar para entregar-nos o pedido; basta que compareça ao Consulado entre as 9:30 e 11:00 da manhã, de 2a. a 5a. feira (não atendemos o público às 6as. feiras). Se preferir, pode enviar-nos o pedido pelo correio.
É necessário que apresente:
- passaporte original válido
- formulário preenchido e assinado
- 1 foto
- taxa (50 dólares canadenses por requerente, ou R$90,00). Aceitamos pagamento em dólar canadense, desde que a quantia esteja correta (já que não temos troco). Se preferir pagar em reais, deve fazer o depósito em um banco HSBC, na conta do Consulado Geral do Canadá, e trazer o comprovante original: HSBC, agência 1888, conta-corrente 00116-05.
- cópia de seu confirmation of permanent resident e do visto de imigrante
- documentos que comprovem que cumpre a exigência de residência permanente (>>> como seu "landing" é muito recente, dezembro de 2008, não há necessidade de comprovar tempo de residência no Canadá).
- caso seu cartão de residência permanente tenha sido perdido, roubado ou extraviado, é necessário apresentar também o boletim de ocorrência da polícia.
- cópia de seu bilhete aéreo desta vinda do Canadá ao Brasil. Normalmente os processos ficam prontos no mesmo dia, mas é recomendável que faça o pedido com certa antecedência, já que o oficial pode pedir mais documentos que comprovem que a pessoa residiu no Canadá durante o período estipulado.
Se tiver alguma dúvida, por favor entre em contato.
------------------------------------------------
Boas entradas...
Abraço
Comentários
Muito legal esse seu post e bastante esclarecedor...
Nunca sabemos o que pode acontecer no futuro, até por questões profissionais ou mesmo financeiras...
Abraços de um visitante assíduo!
Marcos
jmappellecaillou.blogspot.com
Estava conversando sobre isso com minha esposa. Até mandamos um e-mail para o consulado para tirar um dúvida, pois queremos passar 7 dias no Canadá antes de ir definitivamente.
Seu post já esclareceu muita coisa.
Um abraço e obrigado!
Lucas & Roberta
http://projetocanada.wordpress.com/
Iniciou-se uma discussão a respeito desse assunto na CBQ. Estou postando o link para esse post lá.
Abraços,
Marcos
http://jmappellecaillou.blogspot.com