Travel Document


Uma coisa que tenho visto muitos imigrantes fazerem, é dar entrada no Canadá e voltar ao Brasil... Alguns fazem isso pois o planejamento mudou no Brasil, outros por problemas ocorridos e terem que adiar a vinda, mas precisam vir dar entrada para não perderem o direito da primeira entrada e recebimento dos documentos.


Como já comentamos, o PR Card, que é o documento que te dá direito de entrar no país após a primeira vez (não mais o visto do passaporte, que é cancelado na entrada), chega depois de 30 a 40 dias da entrada. Mas temos visto muitas pessoas terem problemas com o documento por causa da foto. Já presenciamos 7 casos, em que o documento não chegou e quando essas pessoas ligaram para saber o que havia acontecido: Problemas na foto. Sendo assim a pessoa vai pessoalmente ao escritório da imigração para tirar nova foto.


Destes 7 casos que vimos, 6 voltaram ao Brasil sem o PR Card... Então para entrarem novamente, eles precisaram (ou precisarão) solicitar outro visto de entrada chamado: "Travel Document", emitido pelo consulado do Canadá em São Paulo (no caso do Brasil). Eis abaixo o e-mail do consulado à um amigo nosso explicando como tirar o Travel Document.


O Chato é ir à SP (para quem não mora lá) ou pagar mais sedex e nova taxa.... segue:


-------------------------------------------------


O "travel document", é um documento destinado aos residentes permanentes no Canadá que continuam cumprindo as exigências de residência permanente, mas que por alguma razão não têm o cartão de residência permanente (PR card).


No link a seguir você poderá encontrar o formulário e informações sobre este tipo de visto: http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/travel.asp



Não é necessário agendar para entregar-nos o pedido; basta que compareça ao Consulado entre as 9:30 e 11:00 da manhã, de 2a. a 5a. feira (não atendemos o público às 6as. feiras). Se preferir, pode enviar-nos o pedido pelo correio.


É necessário que apresente:



  • passaporte original válido

  • formulário preenchido e assinado

  • 1 foto

  • taxa (50 dólares canadenses por requerente, ou R$90,00). Aceitamos pagamento em dólar canadense, desde que a quantia esteja correta (já que não temos troco). Se preferir pagar em reais, deve fazer o depósito em um banco HSBC, na conta do Consulado Geral do Canadá, e trazer o comprovante original: HSBC, agência 1888, conta-corrente 00116-05.

  • cópia de seu confirmation of permanent resident e do visto de imigrante

  • documentos que comprovem que cumpre a exigência de residência permanente (>>> como seu "landing" é muito recente, dezembro de 2008, não há necessidade de comprovar tempo de residência no Canadá).

  • caso seu cartão de residência permanente tenha sido perdido, roubado ou extraviado, é necessário apresentar também o boletim de ocorrência da polícia.

  • cópia de seu bilhete aéreo desta vinda do Canadá ao Brasil. Normalmente os processos ficam prontos no mesmo dia, mas é recomendável que faça o pedido com certa antecedência, já que o oficial pode pedir mais documentos que comprovem que a pessoa residiu no Canadá durante o período estipulado.

Se tiver alguma dúvida, por favor entre em contato.

------------------------------------------------

Boas entradas...

Abraço

Comentários

Wellington,

Muito legal esse seu post e bastante esclarecedor...

Nunca sabemos o que pode acontecer no futuro, até por questões profissionais ou mesmo financeiras...

Abraços de um visitante assíduo!

Marcos
jmappellecaillou.blogspot.com
Lucas Sousa disse…
Olá, Wellington!

Estava conversando sobre isso com minha esposa. Até mandamos um e-mail para o consulado para tirar um dúvida, pois queremos passar 7 dias no Canadá antes de ir definitivamente.

Seu post já esclareceu muita coisa.

Um abraço e obrigado!

Lucas & Roberta

http://projetocanada.wordpress.com/
Amigos,

Iniciou-se uma discussão a respeito desse assunto na CBQ. Estou postando o link para esse post lá.

Abraços,

Marcos
http://jmappellecaillou.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha