Francisation


Início e Vagas

Um problema da francisação é a data de início, ficar esperando muito tempo pelo início, dependendo da época que você chega (claro que há aqueles que nem precisam fazer). Por exemplo a Suzel esperou por mais de 3 meses para o início das aulas, pois chegamos em 18 de maio, bem no final da sessão de primavera e as aulas só começaram depois das férias de verão. Outro problema que pode ocorrer é falta de vagas na época que você chegar.

Nível

A francisação se divide em 4 níveis, e o nível dos cursos são os mesmos independente de onde você faz o curso, pois o curso sempre é ministrado pelo MICC (Ministério da Imigração). O MICC aluga salas em universidades e CEGEP's e ministra as aulas nestes lugares. A vantagem de um lugar para outro é apenas por exemplo, se você faz a francisação numa univerdidade, você pode (ou não) ter acesso à informações de cursos que você queira estudar por exemplo. Mas fora isso é tudo a mesma coisa, um nível três por exemplo ministrado numa universidade é o mesmo nível 3 ministrado num CEGEP.

Claro que o que pode definir o nível são os professores também, mas no geral os professores são muito bom preparados. O que achamos que difere de nível é a diferença entre francisação a tempo pleno e a parcial. A de tempo parcial geralmente é bem fraca, mas já ajuda bastante.

Algumas pessoas não fazem a francisação a tempo pleno, pois começaram a trabalhar antes, aí partem pata a tempo parcial, mas somente a de tempo pleno paga pelo curso, ou seja, uns 400,00 contos a menos na conta, nada comparado a um emprego... hehehehehehe

A Suzel tem gostado bastante da francisação, ela entrou no nível 3 agora e os estudos começaram a apertar.

Mas não pense que você sairá da francisação tagarelando francês, ou seja, fluente. Creio que a fluência vem com o tempo, com a apuração do ouvido e convício com as pessoas e a cultura.

Claro que não posso esquecer da Francisation en Ligne também que é muito boa, e para quem já tem o CSQ pode começar ainda estando no Brasil.

abraço

Comentários

Gleice Kelly disse…
Oi Wellington, gostaria de saber se os que foram considerados francofonos não podem fazer a francisação lá no Canadá e a on line?.
Um abraço.
Sandra Vicente disse…
Oi Wellington,

Claro que sim. Isso é bem fácil para o Evaldo. Passe os links do Les Pac que ele dá uma olhada.

Sandra
Rodrigo disse…
Excelente colocação Wellington...
Estou exatamente na dúvida se procro emprego o quanto antes ou espero a francisação!
Eu pensei que a ajuda financeira era um pouco maior...
São só CAD 400,00 ???

Postagens mais visitadas deste blog

Imigrar após os 40 anos através dos estudos

Desafio da Coruja Vermelha

Tem onde ficar? Cuidado