Emprego - Procurando no Lugar certo



Dependendo de sua profissão você pode perder meses e cair no desânimo se procurar somente pelo jornal e internet.

Algumas profissões são muito pouco divulgadas em jornais e sites de busca de emprego na internet.

Meus conselhos na procura de emprego são:

É uma rede profissional, digamos assim. Procure pessoas na cidade que você está morando com a mesma profissão que você, adicione-a à sua rede e bisbilhote todos os grupos e amigos que tem em comum o que você procura. Você pode achar por exemplo que existem recrutadores específicos para sua área, além de encontros profissionais para troca de cartões e informações.

Olhe também nos perfis dos seus novos contatos no linkedin, como eles montam as informações do CV no próprio site, vai te dar uma boa idéia de como fazer o seu.

E acima de tudo mantenha seus dados e informações atualizados, como se fosse um CV mesmo, pois você poderá ser contactado e até receber ofertas por esta ferramenta através da sua rede (isso já aconteceu comigo várias vezes).

2) Monte sua rede de relacionamento
Não só via internet, mas o famoso Networking (pessoal) é bastante importante aqui, um pouco diferente do Brasil, aqui eles não têm medo de indicar alguém por não conhecer direito e poder queimar o filme de quem indicou, se você fez um bom amigo, eis aí uma boa oportunidade de indicação, até porque algumas empresas pagam a quem indica para uma vaga que a empresa precisa.

3) Curso na Área
Faça um curso na sua área e aumente sua rede de relacionamento. Além da rede, você vai dar uma visibilidade interessante ao seu CV com um curso feito aqui.

4) Pesquise
Não acredite em tudo que lê em blogs e cursinhos de montar curriculum. Eu mesmo já postei aqui um modelo de CV crendo piamente que estava 100% correto, o modelo é padrão, mas nem todas as profissões o aceitam daquela maneira, não vá caindo logo no conto do curriculum de duas páginas, pesquise antes. Os cursos de procura de emprego te dão uma visão geral das coisas, mas não podemos pegar aquilo como padrão e aplicar é preciso saber o que sua profissão pede.

5) Conselhos
Ouça conselhos (no plural) de quem já está aqui, mesmo brasileiros, muitos já passaram caminhos que você pode evitar e pegar um bom atalho. Já ouvi um brasileiro falar que não iria se misturar e iria traçar seu caminho sozinho e aprender a língua mais rápido. Ao meu ver esse provavelmente vai aprender sim a língua mais rápido, mas vai sofrer mais um pouco que outros não pegando os atalhos e também diminuindo o seu networking consideravelmente, pois brasileiro é o cara e sabe de quase tudo... hehehehehehe

Bem essas são as minhas dicas, se alguém tiver dicas melhores, por favor compartilhem.

abraço

O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;
Provérbios 1:5

Comentários

Olá! Parabéns pelo blog! Tenho acompanhado alguns sobre o Canadá e a imigração e o de vocês é muito bom, para mim, o melhor.
Sempre objetivo, claro e muitas vezes engraçado.
Eu e minha noiva estamos nos preparando para aplicar o dossiê em breve. E temos o site como referência.
Um casal de amigos também está nos preparativos e todas as vezes que conversamos e uso algo que soube aqui, eu digo "no blog do casal". rssss
Ver como aconteceu a caminhada de vocês é motivadora. Parabéns, mais uma vez.
Ah! Esta série sobre currículos está ótima.
Excelentes dicas!
Muito obrigada por nos acrescentar valiosas informações amigo.

Deus abençoe vcs!
Deisy disse…
Olá Well & Suzel. Tenho acompanhado o blog de vcs e tenho gostado bastante. Estou interessada em imigrar para o Canada, e vou fazer uma viagem em setembro para Toronto e Montreal. Gostaria de fazer uma viagem diferente, quero sentir o que é morar no Canada. Partindo dessa ideia, gostaria de fazer uma pergunta.
Em Montreal, o que eu deveria visitar? Se voces, agora com essa vivencia estivessem no meu caso, o que procurariam?
Gostaria de alguma dica, como não achei o e-mail de vcs, estou mandando por comentario.
Muito Obrigada!
Deisy
Wellington Gomes disse…
oi Deisy, me manda seu e-mail que te mando o meu... pode ficar tranquila que nao publico.
abraco

Wellington

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha