Imigrar? pro Brasil

Sempre me perguntam por aqui, o que você veio fazer no Canadá? Seu país está crescendo, grandes oportunidades aparecendo, não é frio, clima bom todo o ano...

Como não gosto de falar mal do Brasil, muitas vezes fiquei calado, mas fiquei calado por não ter abertura de falar a verdadeira razão de estar aqui no Canadá ou mesmo porque a pergunta era daquele tipo de "não precisa responder".

Mas depois da notícia que li (abaixo), vai ficar ainda mais difícil responder, e creio que vão me perguntar como aplicar para a imigração pro Brasil, quem sabe até mesmo teremos um programa de imigração especial para Minas Gerais ou Mato Grosso... heheheheheheheh. Onde muitos vão preferir fazê-lo ao federal, e depois vão morar em São Paulo mesmo ou Rio de Janeiro.

Então, faço a velha pergunta (do qual eu já tenho resposta pra mim) e que a resposta é diferente para todos, Porque você está imigrando ou imigrou?

Segue a íntegra da reportagem:


O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma, de passagem, em um relatório divulgado nesta quarta-feira, 3, que o Brasil tem a sexta maior reserva internacional do mundo, de US$ 335 bilhões em junho. O País tem dados mais recentes, mostrando que tal montante atingiu US$ 347 bilhões nesta semana. Mas o fundo usa dados de junho porque nem todos os bancos centrais publicam seus números diariamente.

No relatório, o FMI não divulga o ranking completo, com os cinco países que estão à frente do Brasil nesse indicador. Em seu site, o fundo traz dados de 73 nações, mas exclui algumas importantes, como a China, cujas reservas já superaram US$ 3 trilhões.

Mesmo assim, os dados à disposição no site permitem enxergar um cenário curioso. As reservas brasileira, por exemplo, superam as dos Estados Unidos (US$ 142,9 bilhões) e Canadá (US$ 64 bilhões) juntas.

ranking_paises_reserva.gif


abraço

De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Tiago 3:10

Comentários

Alex disse…
Esses números por si só não representam todo o cenario do Brasil.
Assim com a Violencia e a Corrupcao no Brasil também superam as do EUA e Canada juntas, e talvez até multiplicada por 2. Lembre-se que o Brasil foi eleito como o pior pais do mundo no quesito arrecadacao de impostos vs retorno do mesmo em servicos a populacao. O Pior do mundo! Altos impostos (maiores dos que os cobrados aqui no Canada) com baixissimos investimentos retornados a populacao. Eu imigrei por esses motivos e apesar das dificuldades que todos passamos pro aqui, ainda acho que vale a pena.

Um grande abraco do seu amigo de sempre.

Alex (Gatineau).
Unknown disse…
concordo com o Alexandre. Não é porque o Brasil tem mais de 300 bilhões de dólares que a situação dom povo brasileiro é boa. Ainda existe corrupção, muita violência e muita coisa errada aqui.
Isso com certeza são motivos que me faze querer imigrar. Outro motivo seria a parte profissional.

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com
Unknown disse…
Ja que você citou Minas, vou citar um mineiro " cada um ver as coisas de um seu modo", portanto especular as razões aleias é tão enganoso quando avalair paises por questões de números. Se você notou China tem a maior reserva,; noentanto não aprece no gráfico. Japão passa pela sua maior crise economica e estrutural, tornando a terceira economia do planeta. China assumiua segunda posição em janeiro deste ano.Se você não está acompanhando, ou entende pouco de economia, estas reservas tem sido o maior problema do Brasil atualmente, uma vez que é o segundo ou terceiro credor dos EUA que está e vias de dá um calote. Eles somente rolaram a dívida tornando-a maior no futuro. A Europa que, segundo este gráfico, está em segundo lugar, passa por uma grande crise em cadeia. Agora, evidentimente, Canadá sofrerá nesta crise mais do que o BRasil; mas isso não justificar imigrar para o BRasil como solução. Imigração tem sido sempre confundido com oportunismo. Mas há outras razões para se fazê-las que vão além deste nosso entendimento.
Abraço,
Fabio Kaczmarski
Taí, excelente post e fica aí para reflexão.
Abraço,
Diariocanadabrasil.blogspot.com
Ótimo... ou seja, país rico, povo POBRE!!!
Quando eu tiver muita grana (no Canadá) vou querer levar minha fatia como investidor também.
Como eu também tenho a minha razão de imigrar, vou apenas comentar:
O Canadá tem 33M de habitantes e uma reserva de 64B, ou seja, quase 2B por habitante.
O Brasil tem aproximadamente 180M de habitantes e 340B de reserva ou um pouco menos que 2B de reserva por habitante também.
A questão é como este dinheiro será utilizado no caso de uma crise economica. Aí temos que colocar alguns fatores (que vem de encontro com a minha razão de imigrar):
- Corrupção governamental;
- Divida da previdência;
- Interesses políticos, etc, etc.

Ou seja, a estabilidade de um país não se mede SÓ pelas reservas, mas por todo um contexto macro-economico.

Será que o Brasil É MESMO mais seguro financeiramente que os EUA e o Canadá juntos?????????????

Abraço ao amigo.
Wellington Gomes disse…
Calma gente... foi uma analogia de brincadeira, pois na crise que os EUA estão e o Brasil chamando de marolinha, o Brasil com dívida externa paga e os EUA lutando pra aumentar o teto da dívida deles, parece o fim do mundo mesmo (e é). Mas uma coisa que eu disse é que faço o possível para não falar mal do meu país, por duas razões, uma não quero cuspir no prato que comi e duas não quero que canadense que se acha muito falar mal do meu país (e ainda ser visto como menor por causa do que acontece lá).
Citei MG e MT pois meus pais nasceram nesses estados, então não foi por outro motivo qualquer. E convenhamos se o Brasil que quase morria quando tinha uma crise está como está alguma coisa está acontecendo e o país está realmente crescendo, apesar da roubalheira que ainda acontece. Cada um teve seu motivo de imigrar, alguns por medo outros por raiva, outros por motivos mais nobres, mas o Brasil é Brasil.
Então calma aí meu povo que foi apenas uma irônia em relação à reportagem. hehehehehhehehe
abraço
Unknown disse…
Mas está uma discursão calorosa e interessante. DE fato há que se dizer: O país cresce, mas a grande questão é, para quem está crescendo? Quem ganha com este crescimento. Não cuspo nesta terra, sob ela estão meus ancestrais a quem devo ternura. É pena que cheguemos a conclusão de tirar os pés do solo onde estão os meus, para ir às terras aleias.Mas é a vida, os lugares nos acolhem os lugarem nos rejeitam http://oultimoquesairfecheaporta.blogspot.com/2011/04/os-lugares-nos-rejeitam-os-lugares-nos.html, da minha não há razão máguas; somente alegria. Certamente, se partindo estou, é porque as razões são sempre de alegrias. Cada país tem suas contradições. No Brasil, meu filho nunca irá para uma guerra, no Canada, corro este risco. Cada coisa no seu lugar. Os dois paises Brsil e Canadá dispõem de excelentes oportunidades e de extraordinárias belezas bem como de contradições.Cabe a cada um ver onde é melhor e por quanto tempo será. Eu gosto de muitas coisa no Brasil e desgosto de outras muitas. Canadá surgiu como oportunidade de complementariedade entre o que vivo no Brasil e o que poderei viver lá, sobretudo com minha família. Quero trabalho, qualquer trabalho, mas que me coloque no mesmo nível dos demais. Quero cuidar da minha familia e ao mesmo tempo poder pedalar nas ruas do meu bairro sem que um carrão passe por cima de minhas pernas. Quero mais e se é possivel, porque não?Assim penso que são as escolhas de todos que já foram ao Canada e qeu ainda estão indo. Certamente, espero que este assunto leve-nos a um churasco em Montreal, um jogo de xadrez ou uma pelada. O importante é curtir a vida enquanto dá.Abraço,
Fabio
Anônimo disse…
Gosto dessas oportunidades de reflexão, seu post foi muito bem colocado. Minha opinião é que o Brasil tem feito um bom papel como emergente para os olhos do exterior, mantem a reserva financeira alta e paga juros altíssimos à custa da próxima geração. Mas posso afirmar como um trabalhador que ainda esta por aqui, que esta cada vez mais difícil ser brasileiro, essa abundancia de dinheiro somada a um povo totalmente despreparado esta tornando essa terra hostil, uma terra de ninguém (a exemplo os noticiários diários) a desigualdade é tão grande que as novas gerações nem saberão mais o oposto dessa palavra, na minha opinião hoje, aqui tudo tende ao caos. Acredito que a grande maioria que busca imigrar esta procurando justamente a oportunidade de viver em um pais com crescimento sustentável e realmente civilizado, mesmo que isso represente menos oportunidades de trabalho ou um menor potencial de ganho financeiro, que nessa altura, convenhamos, não representa tanto assim pois por aqui uma renda medial alta (ate 10 mil reais) que poucos conseguem, te empurra mais a uma dependência capitalista do que um real ganho de qualidade de vida. Por fim acredito que nossos filhos iram julgar se fizemos a escolha certa ou não, a vantagem é que eles, filhos de imigrantes brasileiros, poderão escolher em qual pais viver em uma época diferente da qual escolhemos não viver mais no Brasil. Espero que em tempos melhores.

ABRS!
Green disse…
Acho ainda que é só falar da corrupção e da qualidade de vida rs
Drinho Canada disse…
Ola Wellington
Diariamente eu sou questionado sobre o porque de ter deixado um país tão fabuloso como o Brasil para viver aqui. EStou em contato diário com os nativos, sobretudo os quebecoises nacionalistas e fui até chamado de "desertor", um dia desses... rs.
Eu até tento não falar negativamente do Brasil, mas são muitos os meus motivos, alguns expostos nos comentários anteriores. Eu completo 1 ano de Canadá este mês e minha vida sofreu uma verdadeira reviravolta neste período. O interessante é observar que, num período tão pequeno, conquistei coiss importantes aqui, ao contrário das minhas tentativas nos últimos 6 anos no Brasil. Tenho a clara impressão de que o Brasil é realmente um país de grandes oportunidades, mas para um pequeno grupo de pessoas. E eu não estava incluído neste pequeno grupo. Altos tributos, vidas engaioladas em prédios super equipados, mas que sofrem arrastöes (violência), racismo disfarçado de camaradagem (desde que o negão não tente concorrer em pé de igualdade, ele é o melhor amigo, mas pow, fique na segurança mesmo, fique na portaria. Tente ser um executivo pra ver: vai ter que provar duplamente, a cada dia, o quão bom você é. E então entra num círculo vicioso. Estou feliz com a minha escolha e acredito que é um caminho sem volta. Não digo nunca, mas estou na contagem regressiva para minha cidadania.
Rogerio Caldeira disse…
Olá a todos; o que nós conversamos aqui em casa é quando não ser quer ver.
Um país é feito de muitos fatores e entre eles o que considero mais importante é a Educação (sistematizada). Somente através dela é que as mudanças verdadeiras ocorrem e hoje no Brasil a Educação deixou de ser um valor social. As nossas escolas estão apenas cumprindo as horas estabelecidas pelo MEC e as faculdades Unifacão tomaram conta do dinheiro público para se auto financiar.
Hoje falam que há falta de mão de obra na engenharia, mas claro que falta. Há apenas alguns anos a melhor saída para os engenheiros era o concursos público e agora existe uma melhor apreciação pela profissão.
Mas o estrago á está feito porque para se formar um engenheiro é preciso muitos anos que começam em investimentos desde o seu nascimento.
Quanto as reservas que o Brasl possui, elas foram feitas a que custo? A custo de muitos impostos e privações materiais que somos obrigados a nos submeter. Não me importo de pagar imposto, me importo que não há retorno com todo o nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha