Experiência Canadense


Vocês já devem ter ouvido falar nesse termo, muito usado pra quem está procurando emprego. Muitas empresas deixam de contratar ou ignoram o seu CV porque você ainda não tem a famosa "experiência canadense".

Eu achava que era devido ao modo diferente deles trabalharem, principalmente aqui no Quebec, achava que tinha algo a ver com políticas internas, etc.

Que nada, não vi nada que possa dizer que precisamos realmente da tal experiência canadense, o que tem é o que todo emprego normal no mundo tem, você se adequar às normas e/ou política interna da empresa, coisa que acontece em qualquer lugar quando você inicia, às vezes precisa de um treinamento aqui outra ali e pronto, vai fazer o que você sabe e estudou.

Brasileiro é trabalhador, se vira em várias situações e tá acostumado a levar na lata, então eles teriam que exigir uma "experiência brasileira"pra trabalhar nas empresas daqui, pois nos adaptamos muito fácil e somos pau pra toda obra. Às vezes até pedem pra gente desacelerar pois aqui as coisas vão mais devagar (guardadas as devidas proporções) hehehehehehhe.

Então pra mim esta história é desculpa pra não contratar imigrante, pura insegurança e despreparo em uma coisa que eles precisam muito.

O agente de emprego da Suzel, antes de arrumar um emprego, uma vez ligou para uma empresa e disse: - Você tem a vaga, eu tenho a pessoa com as mesmas características que você pede, ela já mandou o CV e a vaga continua aberta, o que impede você de contratá-la?
A pessoa do outro lado ficou toda desconcertada, pediu para esperar um pouco, falou com um, dois, e depois veio com a famosa frase: - É porque não contratamos que não tem experiência canadense de emprego. A agente ficou até nervosa, não podia fazer muita coisa e pediu pra Suzel tentar algum emprego de benevole pra ter a tão procurada experiência.

Então experiência canadense pra que mesmo?

abraço

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Romanos 5:3-5

Comentários

Anônimo disse…
Voce tem razao, para nos brasileiros a tal experiencia canadense nao faz muito sentido. Mas nos somos provenientes do ocidente e nao temos grandes diferencas culturais. Porem aqui existem muitas pessoas do oriente e para varias culturas (arabe, chinesa, indiana, so pra citar poucos exemplos) de outras bandas eh bem mais dificil inserir no mercado de trabalho canadense, dai a exigencia que acaba sendo generalizada.
Eu ja havia percebido essa "falta de proposito" e um dono de empresas daqui me deu essa resposta. Isso ficou mais claro quando presenciei uma discussao entre um arabe catolico e um instrutor de um workshop para ajuda a prcurar emprego, o arabe nao entendia que, entre outras coisas, que alguns aspectos da cultura dele como usar aquela roupa la que parece um vestido branco (desculpa, esqueci o nome) podem nao ser bem vistas pelo empregador e colegas de trabalho, alegando que faz parte da cultura dele e nao era certo pedirem para abdicar da propria cultura.
Mitos imigrantes esquecem ou nao entendem que tem que se adaptar ao Canada e nao o inverso.
É isso mesmo!!! Gostei muito deste post, fala realmente o que acontece, infelizmente é a realidade!!! Entao vamos à procura dos trabalhos voluntários... primeiramente!!!
Até...Milene e Flavio
merciquebec disse…
puxa Wellington q bom vc falar sobre isso, porque meu pensamento sempre foi diferente da relaidade, também achava q essa história seria somente por questòes de políticas internas e outros. Bom saber q teremos q enfrentar, na verdade, essa tal "insegurança". obrigada por compartilhar. abs e ótimo fim de semana=0) elen
Paola disse…
gostei do post. curto e direto!
beijos, paola
Shanna e Rafael disse…
Adorei o post de vocês!
É exatamente isso que eu e meu marido estamos passando. Faz mais de dois meses que meu marido está buscando emprego na área dele, incluive já foi chamado para algumas entevistas e o que disseram a ele era que seu currículo é excelente e ele é um candidato muito forte. Porém...eles disseram que precisam de uma pessoa que já conhecesse um pouco da realidade daqui. Mas ve se pode, do que adiante chegarmos aqui com um nivel bom de frances, qualificados, se eles priorizam o bendito do Work in Canada?
Eles não fazem idéia do que é uma experiencia de trabalho no Brasil. Resumo da história, continuamos na busca de emprego e meu marido começou a fazer benévole.
Eddie disse…
Gostei muito do post e eu também tenho enfrentado essa situação. Na verdade já consegui meu primeiro emprego por contrato aqui em Ottawa na área de telecom, mas o projeto terminou e o contrato também. No meu perfil no Linkedin, foi super bem avaliado pelo meu chefe, cliente e colaboradores, mas a coisa parou ai e não tenho conseguido outra oportunidade.
Alguns dizem que sou super qualificado para um determinado cargo, outros que não tenho uma experiencia especifica na tecnologia ABCD e ai por diante. Quando a gente mata o Leão vem logo em seguida um Elefante.
O PIOR de TUDO é o proprio governo federal. Aqui em Ottawa temos uma infinidade de trabalhos públicos, mas com o meu perfil de gerente de projetos, a maioria requer o Secret Clearance, que nós imigrantes somente conseguimos depois de 5 (cinco) anos aqui. Falei com um amigo canadense e enviamos uma carta ao depudato da nossa região, perguntando o porquê dessa "discriminação", afinal de contas antes de imigrarmos para o Canadá, provamos que somos, honestos, saudáveis, temos recursos etc. O Sr depudado por sua vez enviou um questionamento a ministra de trabalhos públicos e serviços governamentais, mencionando os 5 anos de espera. A resposta veio através de uma carta, dizendo que esta regra era padrão no governo federal e que para determinados postos o nível de segurança não poderia ser alterado. Em virtude disso, somente imigrantes com 5 anos no país podem aplicar para estes postos. COISA de LOUCO! Vou parar por aqui... pois fico " " com esta história. Isso é somente para contar um pouco da minha aventura na CAPITAL FEDERAL. A carta termina com uma observação: Boa sorte na sua procura de empregos no mercado privado. rsrsrsrs
Unknown disse…
Bom na verdade nós brasileiros apesar de vivermos em um país com tanta dificuldade, ainda sim simplificamos mais as coisas. Sou casada tenho um filho e a 3 anos tento ir para a Europa para tentar algo novo e por conta da DIFICULDADE que os paíse da europa no submetem ainda estou no Brasil. E complicado pois como ja vc citou Brasileiro é trabalhador, se adapta e eles não sabem aproveitar essa grande vantagem. Sou colorimetrista capilar e sonho em um dia conceguir morar em outro papis me especializar dar um melhor estudo para meu filho em fim. Fico feliz em saber que Brasileiros ainda defedem a própria origem então abraços... Ah e se souberem de empresas ai no Canadá que contrata Brasileiros por favor me avisem.
e-mail: fernanda.duelli@hotmail.com
ABRAÇO!!!!
Wellington Gomes disse…
Oi Fernanda, obrigado pela visita, estou deixando a resposta aqui pois não consegui entrar no seu perfil.
Se sua profissão é bem específica, mande CV's para possíveis empregadores se eles tiverem dificuldade de encontrar profissionais como você, com certeza vão entrar com o processo para você.
abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha