Mais Detalhes sobre a imigração pro Canadá


Update: 01-Fev-2017

Deixado por um leitor, atualização de algumas informações:

O Processo Federal é unificado no Express Entry: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/index.asp ou http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp, 

Além disso o processo do Québec está fechado para novas aplicações e possui uma forma de envio online agora, só está aberto o envio para algumas pessoas que já estão no Canadá como temporários e atendem requisitos específicos.

----------------------------------------------

Ontem deixei a lista, hoje coloco algo mais completo para os interessados...

Se sua profissão está na lista não quer dizer que vai ser mais fácil, o que acontece é que você tem preferência sobre outros que não estão na lista, porém o estudo da língua (Inglês ou Francês) continua válido.

Tem muita informação para processar, ler, reler e estudar... só os perseverantes conseguem... Existem outras formas, como por exemplo vir fazer um curso técnico, porém é bem caro.

Outra possibilidade é contratar um empresa para gerenciar seu processo de imigração, te orientando, com cursos de línguas, etc... Existem alguns consultores que fazem isso, não estou falando de agências de viagem, elas só tiram visto e não dão suporte no dia a dia e na documentação.

Um amigo aqui fez esse resumo, vou validar com ele se ainda é valido, mas creio que sim... se houve alguma mudança nos itens abaixo, deixo um comentário mais tarde.

-------------

Antes de mais nada, seja qual for a opção dentro do processo canadense (a par Québec) é necessário que o aplicante obtenha o certificato do IELTS (General Test): www.ielts.org, um requisito sem o qual a aplicação não pode ser enviada.

A nota mínima do IELTS para submeter uma aplicação (“level 7”) pode ser verificada aqui: www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/language-testing.asp. Em resumo a nota mínima tem que ser 6 em cada uma das habilidades (“speaking, listening, reading and writing”).  Para o francês o nível também é 7 e a pontuação correspondente encontra-se indicada no mesmo link.

Vamos aos processos.  A par os processos de nominação provincial (com exceção do Québec), que exigem uma oferta de emprego válida.  No âmbito federal, três são os tipos de processos em vigor até o dia 31 de dezembro deste ano.

____________________________________________

1) Canadian Experience Class

Dentro desta categoria, apenas pessoas que estejam trabalhando legalmente no Canadá há mais de um ano e planejam morar fora do Québec podem aplicar.

Os requisitos, incluindo IELTS, são encontrados aqui: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/cec/apply-who.asp

A análise do tipo de profissão aceita neste processo e relativamente ampla, mas um pouco complicada.  Como creio que nem todos se enquadrariam nesta categoria, posso fazer uma análise da profissão caso a caso se tivermos algum irmão se enquadre nos requisitos (incluindo os appontados inicialmente) e que queiram mais informações.

2) Federal Skilled Trade Class

Dentro desta categoria, além do IELTS, em geral os candidatos tem que planejar viver fora do Québec e devem ter pelo menos 2 anos de experiência plena (“full-time job”) dentro dos últimos 5 anos, na área quem que pretendem aplicar, e uma oferta de trabalho na área, a qual pode ser substituida por um certificado de qualificação pela província.

Maiores detalhes sobre os requisitos, incluindo informações acerca da certificação de qualificação de acordo com cada província (exceto Québec) se encontram aqui: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/trades/apply-who.asp

A lista de 90 profissões para esta categoria que estão abertas no momento se encontram neste link: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/trades/applications.asp.

3) Federal Skilled Worker Class

Nesta categoria, além do IELTS, o candidato deve tembém ter planos de viver fora da província do Québec, e uma oferta de emprego ou pelo menos um ano de experiência (“full-time job”) nos últimos 10 anos ou ter um PhD canadense ou estar em vias de concluir um.

As 50 profissões abertas nesta categoria são encontradas aqui: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/complete-applications.asp, e mais detalhes sobre quem é eligível se encontra aqui: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-who.asp.

A tabela com informação da pontuação mínima para qualificação nesta categoria pode ser acessada aqui: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-factors.asp.

____________________________________________


Fora estas categorias, tem a opção de vir como estudante e depois aplicar estando já aqui no Canadá.  No entanto esta opção não possui regras claras ainda, já que as regras estão em vias de serem alteradas e não há nem prévia da legislação disponível ainda.


Não conheço detalhes sobre a legislação do Québec porque não tive aula de direito de imigração Québecois na universidade, porém posso tentar auxiliar através de minha experiência pessoal, com informações atuais disponíveis no endereço: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/permanent-workers/official-immigration-application/selection-process/index.html.

De qualquer forma, o Québec está agora exigindo teste de língua francesa também, com pontuação mínima (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/permanent-workers/official-immigration-application/requirements-programs/language-knowledge.html).

Não quero dar informações sem conhecimento de causa, mas sei que por ora o Québec ainda está um pouco mais aberto no programa deles e, segundo ausência de determinação neste sentido no site de imigração Québecois, não estão restringindo aplicações à um certo grupo de determinadas profissões (a análise tem sido caso a caso e mais subjetiva, com indicação de que entrevistas de 30 à 60 minutos ainda são realizadas segundo informações no endereço http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/permanent-workers/official-immigration-application/selection-process/index.html).

Mais informações quanto ao programa Québecois para acesso à residência permanente: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/permanent-workers/official-immigration-application/selection-admission.html.

Uma vez com o “Certificat de Selection du Québec” eu posso auxiliar no âmbito federal, segundo acordo Québec-Canada (http://www.midi.gouv.qc.ca/publications/fr/planification/Immigration-quebec-partage-responsabilites.pdf).

-------------

Bastante leitura, meditação e oração

Comentários

Romim disse…
Olá, desculpa, mas essas informações estão totalmente desatualizadas, desde janeiro de 2015 o Processo Federal é unificado no Express Entry http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/index.asp ou http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp, além disso o processo do Québec está fechado para novas aplicações e possui uma forma de envio online agora, só está aberto o envio para algumas pessoas que já estão no Canadá como temporários e atendem requisitos específicos.
Parabéns por manter o blog vivo mesmo após algum tempo no Canadá.
Um abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha