Equivalência de Diplomas - Para Estudar


Já postei aqui, aqui e aqui além de outros comentários de como fazer a equivalência de diplomas junto ao ministério de educação do Quebec.

Aos que acompanharam puderam ver que o meu nível superior adquirido no Brasil (3 anos) foi reconhecido como um DEC (técnico) aqui no Québec. Confesso que fiquei frustrado com isso.

Hoje com mais experiência no negócio (rs) acho que não vale a pena fazer esta equivalência, e o inteligente aqui ainda colocou no CV que tinha a equivalência do ministério.

Sinceramente pra minha área isso nunca ajudou, se dependesse desta equivalência eu acho que estaria enrolado pra conseguir subir profissionalmente.
Apenas com o DEC teria que primeiro fazer uma universidade (BAC) para depois conseguir fazer um mestrado por exemplo.

Mas descobri que as universidades na maioria das vezes não levam em conta ou simplesmente não pedem esta equivalência, elas mesmas fazem a própria equivalência, algumas são mais exigentes, outras menos exigentes, mas o que importa é que é sim possível fazer um mestrado sem passar pela equivalência de diplomas do ministério da educação.

Na verdade nunca vi um caso de alguém que precisou fazer a equivalência junto ao Québec para ir pra universidade ou arrumar um emprego.

No caso das profissões que dependem de autorização de trabalho, já devo ter ouvido uma única vez (engenharia) que foi necessário (e mesmo assim não tenho certeza), nas outras a própria ordem deu a receita de bolo de como fazer a equivalência e conseguir a autorização (que não é nem um pouco fácil).

Se alguém teve algum caso de necessidade ou que a equivalência o ajudou a conseguir uma vaga na universidade ou um emprego melhor, postem aqui, pois a experiência de vocês é importante para que todos saibam. Mas sinceramente não acho que ajude.

No mais se quiserem aplicar para um vaga na universidade ou emprego só faça/apresente se realmente pedirem.

abraço

Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata! Provérbios 16:16

Comentários

para enfermeiros é um pacote = OIIQ + MICC

....
felizmente a propria OIIQ encaminha pro MICC.

E para enfermeiros ha muita diferença entre um DEC e um BAC, a começar pelo salario ....
para meu mestrado na Laval, se eu nao tivesse o reconhecimento do BAC eu nao seria aceita (um dos critérios era ter 2 anos de experiência como enfermeira Clinicienne, que é o cargo daquelas que possuem o BAC.)
Entao, quando ha uma ordem profissional no meio, a validaçao nao é apenas importante, ela é um mal necessario
Anônimo disse…
Boa dica! Eu estava em dúvida justamente sobre isso, pois minha intenção é chegar aí e me inscrever para um mestrado na UdeM...

Até onde eu pesquisei, não precisaria da equivalência de diploma, só da tradução, mas geralmente se faz tanto alarde em torno dessa equivalência que eu estava me questionando se não era melhor fazer...

Abraços,
Lidia.
Fernanda disse…
Olá Well e Suzel! Parabéns mais uma vez pelo ótimo post! Eu acho que a equivalência dos estudos é muito relativa, depende do projeto de cada um. Eu mesma nunca fiz e consegui entrar na Université de Montréal só com a tradução. Mas, no início deste ano eu tentei me inscrever em um curso técnico na Commission Scolaire e não consegui, pois não tinha a tal da equivalência. Por mais que esteja estudando na UdeM e que tenha a traduação do meu diploma de nível superior, eles só aceitam a equivalência. No meu caso eu vou fazer a equivalência para poder fazer um curso de contabilidade. Eu até poderia fazer um curso similar em uma universidade, mas além de muito mais caro (na Commission Scolaire é 400$ o curso inteiro de 18 meses), levaria mais tempo e o que quero no momento é só um curso rápido para me ajudar a mudar de área. Mas se o objetivo da pessoa é seguir os estudos superiores, realmente não vale a pena fazer a equivalência.
Unknown disse…
Boa tarde Well e Suzel, pesquisando sobre imigração para o Canadá acabei achando e gostando do BLOG de vocês. Eu gostaria de saber de uma informação, claro se vocês souberem, eu estou terminando um curso de Técnico em Enfermagem e gostaria de saber se aí no Canadá os Hospitais e Clínicas reconhecem, aceitam e contratam os Técnicos em enfermagem estrangeiros com facilidade.
Wellington Gomes disse…
Olá Jairo...
Seguinte, vagas na área de saúde aqui são realmente carentes de profissionais, já ouvi dizer que sim são aceitos técnicos, porém o processo para conseguir a habilitação para trabalhar é complicado e demorado (veja alguns comentários acima). Mas a primeira coisa é saber se você está apto para imigrar, existe o processo de imigração antes de começar a procurar emprego por aqui, e pelo que sei o processo está mais dificil e demorado agora, estão mais exigentes quanto à língua.
pesquise bastante, pois não é um mar de rosas quanto muitos acham... boa sorte e Deus abençoe.

Wellington
Ola Wellington,

To fazendo uma brincadeira no meu blog, onde tenho que convidar blogs que acompanho pra participar!
Topa?
neveaochocolate.blogspot.com

Drinho
Unknown disse…
Wellington não pare de postar. gosto de ler e faz tempo que nao escreve nada!
estou escrevendo tambem sobre a minha ida a Vancouver definitivo, qualquer coisa passa lá, é: vancouverdaybyday.blogspot.com
Wellington Gomes disse…
Oi Lisa, estou completamente sem assunto... ehehhehehehe... postei um hoje... triste, mas postei...
Obrigado
PS: vou entrar no seu blog e deixar um recado.

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha