Corrupção


Ultimamente tenho visto nos jornais daqui de Quebec, algumas notícias bem familiares com o nosso querido Brasil varonil.

Deixando as proporções de lado, podemos dizer que a corrupção é um mal do homem e não do país. Em alguns países ela é menor pelo constrangimento que pode dar à pessoa perante a sociedade, baseado na criação ou cultura. 

Não quero dizer que esses países de menor corrupção são o paraíso na terra, até porque se não há corrupção no país X, pode procurar que há outra coisa que para nós brasileiros não é visto com bom olhos.

Mas a famosa máfia da corrupção aqui do Quebec, deixa muitas corrupções em outras áreas no Brasil no chinelo. Por exemplo, o caso da ponte Champlain aqui em Montreal, o preço e tempo dado para a construção/renovação desta ponte daria para fazer umas outras 2 ou 3. E outras áreas onde vemos até o "governador" do Quebec entrando dando pitaco com coisas absurdas.

Outra coisa que tem acontecido aqui ultimamente e foi até notícia no Brasil, foram as manifestações dos estudantes, que estão de greve (isso mesmo os estudantes) há mais de 100 dias, contrários ao aumento de mais de 40% nos preços de escolas e universidades daqui.

A manifestação foi tão grande, que teve até bomba de fumaça no metrô, mais de 100 mil nas ruas, muita gente presa, a ponto da polícia reclamar que seus funcionários estão cansados devido a tanta ação :). 

Os estudantes estavam até sendo criticados no início, pois as manifestações estavam parando a cidade, com fechamento do metrô, das pontes e deixando a cidade um caos. Mas, o governo não satisfeito com as manifestações e não voltando atrás dos aumentos e das declarações polêmicas, o que deixou as manifestações ainda maiores resolveu promulgar uma lei bem interessante, chamada Lei 78, que simplesmente proíbe manifestações com mais de 50 pessoas, hehehehehehe acho que já vi isso antes no Brasil conhecido com AI5.

Resumo da história, o famoso M. Charest ministro, governador ou presidente do Quebec (nunca sei o cargo dele, na verdade nem me interesso muito) está queimadíssimo agora.

O homem já é corrupto de nascença (só muda o endereço), se desenvolve ou não, se é mais "aculturado" ou não, se tem "princípios" aprendidos de uma maneira ou de outra, é uma história diferente. Mas eu fui assistir muito filme falando sobre a máfia italiana e vendo a guerra que acontece entre eles nos jornais, dá uma sensação não muito boa... hehehehehehehe
Voltando às proporções agora, pergunto, no Brasil tem diminuído? Aqui tem aumentado? Só sei que a sensação de impunidade é a mesma.

abraço

Atendei-me, povo meu e nação minha, inclinai os ouvidos para mim; porque de mim sairá a lei, e o meu juízo farei repousar para a luz dos povos. Isaías 51:3

Comentários

Unknown disse…
Rapaz, pra chegar no nível do Brasil ainda tem q comer muito arroz com feijão. Aqui, um senador que só sabia falar de ética e respeito com o povo foi pego em parceria com um bicheiro. E quer saber o pior? É bem capaz de ele ser absolvido, já que o voto contra a cassação dele será secreto. Pode um negócio desse??

Eu vi reportagens sobre a manifestação dos estudantes e acho legal eles entenderem seus direitos e lutarem por isso. Aqui tem mais de 50 universidades federais em greve, mas ninguém tem falado nada, nem sei o que eles querem. Não tem divulgação, não vejo manifestação, nem nada. Mas a Parada Gay na Paulista tá bombando hoje!!!!

Abraços à família!! :)
Kantynho disse…
Vixi, no Brasil anda de mal a pior... aqui é tanta imoralidade no serviço público q não dá nem pra enumerar! As pessoas estão morrendo às dúzias em filas de hospitais ou por falta de leitos em UTI.. Dinheiro pra estádio não falta, mas pro resto..
Isso sem contar a alta cúpula do PT e do governo, todos metidos em falcatruas com os "Cachoeira" da vida..
John Croker disse…
Não se preocupe. Enquanto por aí o valor de uma ponte dava para construir duas ou três, pro aqui o valor de uma estrada daria para construir 15 e mesmo assim a estrada não fica pronta (sem brincadeiras, é sério).
Se a corrupção por aí está aumentando, imagine por aqui com copa do mundo e Olimpíadas ....
John Croker disse…
Não se preocupe. Enquanto por aí o valor de uma ponte dava para construir duas ou três, pro aqui o valor de uma estrada daria para construir 15 e mesmo assim a estrada não fica pronta (sem brincadeiras, é sério).
Se a corrupção por aí está aumentando, imagine por aqui com copa do mundo e Olimpíadas ....
Joaquim Mello disse…
A lei 78 nao proibe manifestacoes com mais de 50 pessoas. Segundo a lei, um grupo de manifestantes a partir de 10 pessoas sera obrigatorio fornecer o itinerario, a hora e a duracao da manifestacao. Uma emenda aumentou o numero minimo para 50.

Essa medida descrita no art.16, da lei 78, nao tem nada de excepcional. A lei organica da cidade de Montreal ja exigia ha mais de anos essas mesmas informacoes. Alias, nos paises civilizados como a Franca, Suica e Inglaterra, as manifestacoes sao enquadradas da mesma maneira como reza a lei 78, que apenas estendeu as regras para toda a provincia.

O objetivo principal da lei 78 e garantir o acesso as aulas. Muitos estudantes foram impedidos de entrar nos cegeps e universidades, mesmo tendo liminares judiciais em maos para tanto.

Segue o link do site da Assembleia Nacional com os textos da lei 78 e emendas. Se tiver tempo, de uma lida no art. 16 da lei 78 e evite de dizer que o Quebec instaurou uma especie de AI-5.

http://www.assnat.qc.ca/en/travaux-parlementaires/projets-loi/projet-loi-78-39-2.html

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte e Vistos

Declaração de Saída Definitiva do Brasil

Desafio da Coruja Vermelha