Vendedores no Canadá
Não sei se estou afetado hoje, pra não dizer chateado, mas Brasileiro que tem tino comercial para vendas aqui se dá bem demais. Tenho uma amiga que rapidinho foi promovida à gerente depois do que mostrou do que era capaz numa loja de roupas.
Assim que chegamos aqui, fomos comprar as coisas de nossa casa, e pensamos, vamos numa loja comprar tudo lá e por estarmos comprando tanto ganharemos um bom desconto, doce engano, fizemos a lista, escolhemos os produtos, até então o vendedor com um sorriso no rosto, até que pedimos o desconto... Mudou tudo e recebemos a seguinte frase como retorno: Eu que sou o vendedor e funcionário da loja ganho x% (não me lembro o valor acho que 10%), porque a loja daria desconto pra você? Eu simplesmente não acreditei no que estava ouvindo. Fomos ao gerente mostramos a lista e dissemos, iríamos comprar aqui, e estamos indo pra outro lugar.
Estava procurando um carro bem barato pela internet e achei um que me interessava, como era um pouco longe, liguei antes e perguntei se o carro estava ainda disponível, a pessoa no telefone falou que sim, e com bastante grosseria não queria mais passar informações por telefone, apenas disse venha aqui. Fui, no dia seguinte, chegando lá perguntei sobre o carro e ele disse foi vendido, primeiro a chegar primeiro a levar, ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh. Nem bom dia deu, eu pensei se fosse bom vendedor teria dito, nos desculpe mas o carro foi vendido, mas posso lhe mostrar outro? Eu virei as costas pra ir embora muito chateado.
Perderam a venda, perderam o cliente e ainda ganharam uma boa propaganda negativa da loja.
Mas eles parecem não se importar muito com isso não, até mesmo o gerente não faz muita coisa, parece que a questão trabalhista aqui é muito forte, mas forte o suficiente pro consumidor ser mal tratado, ou, pensam não vendi pra esse vendo pra outro.
Então, aos vendedores, se tiverem o inglês e o francês na ponta da língua, sucesso virá. hehehhehehehehehe
E me fale onde vai trabalhar que vou comprar lá....
abraço
Ao que retém o trigo o povo amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do que o vende. Provérbios 11:26
Comentários
vamos puxar sardinha e dizer a verdade: o carisma brasileiro eh imbativel! eu jah trabalhei em 3 lojas mt diferentes, mas eh otimo vc ver que os clientes voltam e te procuram!
otima news!!
bjuss
Interessante seu ponto de vista. Eu sempre trabalhei com marketing e vendas no BR e cheguei em Ville de Québec e consegui em 2 mêses um emprego como vendedor de produtos de informática / TI em uma grande rede de lojas. Realmente estou me dando super bem, os clientes me adoram e sou um dos melhores no ranking de vendas da loja.
Realmente na maioria das lojas não existe o "tal" desconto. Acho que isso é um costume do Brasil que queremos fazer valer aqui. Eu nunca vi desconto por quantidade e nem clientes canadenses pedindo desconto por quantidade onde trabalho. Aqui o que é comum é que a cada semana tem um produto com um super desconto, então tem que sempre esperar a melhor promoção e não comprar tudo de uma vez.
Realmente eu como funcionário tenho 10% de desconto, o que acho pouco.
Outra coisa, a pressão em cima dos vendedores é gigantesca. Não importa se eu vendo 1 computador ou 10, importa a relação de garantias x produtos que eu vendo. Acredita nisso ?! Se eu não vender pelo menos 6 garantias a cada 10 produtos, certamente serei demitido. Quase fui !
Eles falam que quem não gosta de pressão ou de vender garantias que procure um outro emprego. Não defendo a classe, mas os vendedores são colocados em uma situação complicada pelos seus superiores aqui, principalmente em empresas americanas.
Outro ponto é que as vezes os clientes são grossos conosco quando começamos a falar de garantias. Eu mesmo fui duro demais com um vendedor da Futureshop quando cheguei e comprei as coisas para a casa. Porém hoje trabalhando como vendedor (estando do outro lado) eu percebo que antes de mais nada é importante entender que este é o trabalho do vendedor. Precisamos oferecer, explicar, tentar vender honestamente é claro.
Abração pra vcs !
Ricardo
Tenho algumas duvidas sobre a chegada em Montreal e gostaria de tirar algumas duvidas com vcs se possivel gostaria de perguntar por email ou msn meu msn é fpllm@msn.com.
Obrigado.
Fernando M.
Eu acredito que nem e tao necessario ter o frances na ponta da lingua. Eu fui atendido pelo gerente de uma loja da La Source e nao dava para entender nem metade do que ele falava e ainda assim ele era gerente. Nao tenho certeza de qual era a origem dele, mas acho que ele era hispanico.